Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/9848
Título: | A comunicação na aula de matemática: o papel do professor |
Autor(es): | Martinho, Maria Helena |
Palavras-chave: | Comunicação matemática Colaboração Professor |
Data: | 2009 |
Editora: | Associação de Professores de Matemática (APM) |
Citação: | SEMINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 20, Viana do Castelo, 2009 – “Actas do XX Seminário de Investigação em Educação Matemática.” [Viana do Castelo] : APM, 2009. ISBN 978-972-8746-67-4. p. 64-87. |
Resumo(s): | Esta comunicação apresenta os resultados de um trabalho colaborativo desenvolvido ao longo de ano e meio com três professores de Matemática, do 2º e 3º ciclos do ensino básico em torno da comunicação matemática na sala de aula. Este estudo teve um duplo objectivo: por um lado, compreender o papel do professor relativamente à comunicação na sala de aula de Matemática; por outro, perceber de que forma esse papel e as práticas que o configuram podem ser reflectidos, problematizados e reformulados pelos professores através de um projecto colaborativo. Mais especificamente, abordam-se aqui as seguintes questões: Quais as concepções, práticas e reflexão sobre as práticas dos professores relativamente à comunicação matemática na sala de aula e como podem evoluir ao longo de um trabalho colaborativo? Como é que o professor de Matemática vê o seu papel na sala de aula na criação de contextos facilitadores da comunicação matemática e como podem estes contextos evoluir ao longo de um trabalho colaborativo? |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/9848 |
ISBN: | 978-972-8746-67-4 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
XXSIEM_Conf3_Martinho.pdf | 132,39 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |