Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/9816
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Ana Maria Costa e | - |
dc.date.accessioned | 2009-12-02T09:17:52Z | - |
dc.date.available | 2009-12-02T09:17:52Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES, 4, Florianópolis, Brasil, 2008 – “Currículo, teorias, métodos : actas do Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares”. [Florianópolis : Universidade de Santa Catarina, 2008]. ISBN 978-85-87103-39-0. | por |
dc.identifier.isbn | 978-85-87103-39-0 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/9816 | - |
dc.description.abstract | A formação e a aprendizagem ao longo da vida têm vindo a ser crescentemente enfatizadas, sendo a última década marcada pela aposta neste ‘paradigma’ como condição imprescindível do sucesso educativo e social. Temos vindo a acompanhar este percurso, fundamentalmente através de trabalhos de investigação centrados no campo da formação de adultos, que nos têm permitido olhá-lo de modo reflexivo e problematizador (cf. SILVA, 2000; 2003; 2004; 2005; 2007a); 2007b)). Neste texto iremos centrar a nossa atenção na dimensão da ‘aprendizagem’ e no ‘sujeito aprendente’ ao longo da vida, procurando salientar alguns elementos que consideramos serem relevantes face a um paradigma que parece definitivamente adoptado pelos políticos de vários quadrantes geográficos, mas claramente assumido pelos que integram a Comunidade Europeia como Estratégia imprescindível ao desenvolvimento social e económico (cf. Comissão Europeia, Estratégia de Lisboa, 2000). Este aspecto coloca exigências acrescidas de empenhamento reflexivo no sentido de procurar o(s) sentido(s) e o impacto desta aposta no(s) sujeito(s) e na sociedade. Incidiremos sobre alguns dos aspectos inerentes à aprendizagem e ao sujeito aprendente ao longo da vida, procurando salientar elementos das políticas educativas e curriculares que lhe estão associados, retendo particular atenção na dimensão pedagógica que poderá ser potenciada pela prática da mediação formadora. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Mediação | por |
dc.subject | Formação | por |
dc.subject | Sujeito aprendente | por |
dc.title | Mediação formadora e sujeito aprendente ao longo da vida | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mediação Formadora e Sujeito Aprendente ao longo da vida.pdf | Mediação Formadora e Sujeito Aprendente ao longo da vida | 199,83 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |