Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/9816

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Ana Maria Costa e-
dc.date.accessioned2009-12-02T09:17:52Z-
dc.date.available2009-12-02T09:17:52Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationCOLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES, 4, Florianópolis, Brasil, 2008 – “Currículo, teorias, métodos : actas do Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares”. [Florianópolis : Universidade de Santa Catarina, 2008]. ISBN 978-85-87103-39-0.por
dc.identifier.isbn978-85-87103-39-0-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/9816-
dc.description.abstractA formação e a aprendizagem ao longo da vida têm vindo a ser crescentemente enfatizadas, sendo a última década marcada pela aposta neste ‘paradigma’ como condição imprescindível do sucesso educativo e social. Temos vindo a acompanhar este percurso, fundamentalmente através de trabalhos de investigação centrados no campo da formação de adultos, que nos têm permitido olhá-lo de modo reflexivo e problematizador (cf. SILVA, 2000; 2003; 2004; 2005; 2007a); 2007b)). Neste texto iremos centrar a nossa atenção na dimensão da ‘aprendizagem’ e no ‘sujeito aprendente’ ao longo da vida, procurando salientar alguns elementos que consideramos serem relevantes face a um paradigma que parece definitivamente adoptado pelos políticos de vários quadrantes geográficos, mas claramente assumido pelos que integram a Comunidade Europeia como Estratégia imprescindível ao desenvolvimento social e económico (cf. Comissão Europeia, Estratégia de Lisboa, 2000). Este aspecto coloca exigências acrescidas de empenhamento reflexivo no sentido de procurar o(s) sentido(s) e o impacto desta aposta no(s) sujeito(s) e na sociedade. Incidiremos sobre alguns dos aspectos inerentes à aprendizagem e ao sujeito aprendente ao longo da vida, procurando salientar elementos das políticas educativas e curriculares que lhe estão associados, retendo particular atenção na dimensão pedagógica que poderá ser potenciada pela prática da mediação formadora.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMediaçãopor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectSujeito aprendentepor
dc.titleMediação formadora e sujeito aprendente ao longo da vidapor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mediação Formadora e Sujeito Aprendente ao longo da vida.pdfMediação Formadora e Sujeito Aprendente ao longo da vida199,83 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID