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TítuloParaplegia : prevalência, etiologia e processo de reabilitação
Outro(s) título(s)Paraplegia : prevalence, etiology, rehabilitation process
Autor(es)Simões, Carlos Manuel Lopes
Orientador(es)Precioso, José
Data15-Mai-2009
Resumo(s)As lesões medulares traumáticas (LMT) são devastadoras para as pessoas que as sofrem, para as suas famílias e para a sociedade em geral. Afectam geralmente jovens adultos com idades que vão dos 18 aos 35 anos e têm etiologia variada. As principais causas são os acidentes de viação, os acidentes de trabalho e com armas de fogo e a prática de desportos radicais. O processo de reabilitação da pessoa com LMT começa no local do acidente, prossegue no hospital e continua em casa. Toda esta cadeia de procedimentos deve ser rápida e eficaz para permitir uma recuperação plena (dentro das possibilidades) da pessoa acidentada. Como qualquer cadeia de procedimentos pode ser melhorada, decidimos realizar esta investigação que tem os seguintes objectivos: 1) Determinar os conhecimentos dos acidentados sobre paraplegia. 2) Descrever a Etiologia/Factores de risco associados à paraplegia. 3) Caracterizar a assistência Pré-Hospitalar, Hospitalar e Pós Hospitalar no doente paraplégico. 4) Descrever o ensino prestado no hospital ao doente paraplégico. 5) Determinar o contributo que o processo educativo dá para a independência funcional do paraplégico. Procurando dar resposta a estes objectivos, entrevistaram-se sete pessoas que estavam paraplégicas há mais de dois anos e que tinham sido atendidas no Hospital de S. Marcos, em Braga, procedeu-se à transcrição das entrevistas e mais tarde à análise de conteúdo das mesmas. Para o efeito elaborou-se uma grelha onde se colocaram os conteúdos agrupados segundo os domínios, categorias e subcategorias. Os resultados obtidos permitem concluir que o atendimento prestado a estes doentes foi, em geral, positivo. Constatou-se, no entanto, que as informações e os ensinamentos prestados no Hospital ficam aquém do esperado, pois são sobretudo adaptados à realidade hospitalar, mas descontextualizados da realidade domiciliária. Foi salientada alguma falta de apoio psicológico. Referiu-se ainda a falta de rapidez das entidades locais na resolução dos problemas identificados. Face às conclusões do estudo, torna-se necessário melhorar a comunicação e a educação prestada no hospital e a preparação da alta hospitalar. A realidade domiciliária do doente deve ser bem avaliada e os ensinamentos efectuados no hospital devem ser adaptados à situação de cada um. É importante a inclusão de apoio psicológico aos doentes, no hospital e no domicílio e a criação de condições no domicílio para que estes possam regressar à vida “normal”.
Traumatic medullar injures (TMI) are devastating for those who suffer them, for their families and for the society in general. They affect usually young adults with ages ranging from 18 to 35 years old and have a varied etiology. The main causes are road accidents, accidents at work and with fire arms and while practicing extreme sports. The rehabilitation process of the person who has a TMI starts at the accident site, proceeds at the hospital and continues at home. The whole procedures’ chain must be fast and effective in order to allow a full recovery (within the possibilities) of the injured person. As any procedures’ chain may be improved, we have decided to carry out this research which has the following objectives: 1) To determine the knowledge of the injured on paraplegia. 2) To describe the Etiology/Risk factors associated to paraplegia. 3) To characterize the Pre- Hospital, Hospital and Post-Hospital assistance on the paraplegic patient. 4) To describe the teaching carried out at the hospital to the paraplegic patient. 5) To determine the contribution that the educational process makes to the paraplegic’s functional independence. Aiming at answering these objectives, interviews were conducted to seven persons who had been paraplegic for over two years and who had been attended at S. Marcos’s Hospital, in Braga, the interviews were transcribed and later on their content was analysed. In order to do so, a grid was elaborated where the contents were placed, grouped according to the domains, categories and sub-categories. The results obtained allow concluding that, in general, the service provided to these patients was, generally, positive. It was noted, however, that the information and the teachings rendered at the Hospital are below the expected, as they are mainly adapted to the hospital reality, but out of the context of the home reality. Some lack of psychological support was stressed. They also referred the lack of speed on the part of the local entities in solving the problems identified. In face of the conclusions of the study, it is necessary to improve the communication and the education provided at the hospital and the preparation of the discharge from hospital. The patient’s home reality must be well assessed and the teachings made at the hospital must be adapted to each patient’s situation. It is important to include psychological support to the patients, at the hospital and at home, and the creation of conditions at home that may enable the patients to return to their “normal” life.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Educação para a Saúde)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/9769
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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