Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/9749

TítuloA comunicação interna e a imagem organizacional: estudo de caso na FNAC Braga
Autor(es)Silva, Joana Filipa Gomes de Carvalho e
Orientador(es)Coelho, Zara Pinto
Data16-Jun-2009
Resumo(s)A comunicação interna é uma condição essencial para o bom funcionamento das organizações e um diferencial competitivo num mercado cada vez mais concorrencial. As organizações que possuem bons sistemas de comunicação interna são capazes de atingir melhores condições de planeamento estratégico, onde a informação flui com mais rapidez e facilidade. Para além disso, o processo produtivo é mais dinâmico, motivando os colaboradores a serem mais conscientes das suas responsabilidades e dando-lhes tempo de dar também as suas sugestões e opiniões. Assim, todos os colaboradores trabalham em conjunto, de forma a atingir um objectivo comum, procurando trazer notoriedade à empresa e criando uma imagem de confiança. Tendo a Fnac Braga como estudo de caso, este trabalho procura descobrir se, de facto, poderá existir alguma relação entre a comunicação interna e a imagem percebida pelo público. Abordando teorias sobre a comunicação interna e a imagem organizacional com autores como M. Kunsch (1986), Westphalen (1990), Teresa Ruão (1999), Villafañe (1998) entre outros, procurou-se encontrar as suas características e boas formas de conduta, ao mesmo tempo que um inquérito foi realizado de forma a complementar as informações obtidas durante o período de estágio. Chegando-se assim a perceber a relação entre comunicação interna e imagem organizacional.
The internal communication is an essential condition for the good functioning of the organizations and a competitive differential, in a market growing in terms of competition. The organizations that possess good systems of internal communication are capable to reach better conditions of strategical planning, where the information flows with more rapidity and easiness. Furthermore, the productive process is more dynamic, motivating the collaborators to be more conscientious of its responsibilities and also giving them time to show their suggestions and opinions. Thus, all the collaborators work as a group, trying to reach a common objective, looking for bringing notoriety to the company and creating a reliable image. Having the Fnac Braga as case study, this work looks for to discover if there is, in fact, some relation between the internal communication and the image perceived by the public. Approaching theories on the internal communication and the organizational image using authors such as M. Kunsch (1986), Westphalen (1990), Teresa Ruão (1999), Villafañe (1998) between others, we tried to find its characteristics and good forms of performance, at the same time that an inquiry was carried through to complement the information I had collected during my internship.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (especialidade Relações Públicas e Publicidade)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/9749
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf895,7 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID