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https://hdl.handle.net/1822/9530
Título: | Prevenção do consumo de álcool em jovens escolarizados de Cabeceiras de Basto : um estudo efectuado com professores e com manuais escolares |
Autor(es): | Dias, Augusta Cristina Gomes da Costa |
Orientador(es): | Precioso, José |
Data: | 16-Mar-2009 |
Resumo(s): | O alcoolismo é um problema de saúde grave, muito prevalente a nível mundial,
nacional e regional e em expansão. O consumo de álcool pelos jovens, com episódios de
beber até à intoxicação alcoólica e o aumento do consumo no sexo feminino, é actualmente
uma das principais preocupações da OMS. A prevenção do consumo de álcool
nas Escolas, constitui uma via consensual para tentar controlar o problema. Neste contexto,
o Ministério da Educação determinou a inclusão de várias temáticas de Educação
para a Saúde nos Projectos Educativos das Escolas, entre as quais se encontra a prevenção
do consumo de substâncias psicoactivas. Os professores são os protagonistas da
implementação das acções de Educação para a Saúde na Escola e os manuais escolares,
um recurso potencialmente a utilizar nesses processos educativos.
Neste sentido, esta investigação tem as seguintes finalidades: a) conhecer a opinião
dos professores de Ciências Naturais do 3.º Ciclo, que leccionam nos agrupamentos
de escolas do concelho de Cabeceiras de Basto, sobre a problemática do consumo de
álcool; b) caracterizar a abordagem e estratégias que eles utilizam na sua leccionação;
c) analisar as propostas de abordagem da temática apresentadas pelos manuais escolares
de Ciências Naturais do 9.º ano de escolaridade. Para tal entrevistaram-se todos os professores
de Ciências Naturais que leccionam nos agrupamentos de escolas do concelho
de Cabeceiras de Basto (num total de sete professores). Para conhecer as abordagens
propostas pelos manuais escolares, efectuou-se a análise de conteúdo, aos sete manuais
escolares de Ciências Naturais do 9.º ano de escolaridade, das várias editoras, apresentados
para adopção em 2008 e aos quinze dossiers que lhes servem de complemento.
Os resultados obtidos permitem concluir que os docentes entrevistados consideram
que o consumo de álcool, no concelho de Cabeceiras de Basto, é um problema com
alguma gravidade. Os professores afirmam abordar a problemática, apesar da extensão
das orientações curriculares e da reduzida carga lectiva da disciplina e de considerarem
que não detêm formação adequada para efectuar uma prevenção eficaz. Os manuais
escolares apresentam conhecimentos sobre o álcool, no entanto, não existe, na maioria
deles, uma preocupação em desenvolver nos alunos, competências para resistir às pressões
que os levam ao consumo. Alcoholism is a serious health problem. It is not only an increasing worldwide problem but it is also becoming a national and regional concern. Nowadays one of the major concerns of the World Health Organization is the alcohol overconsumption by youngsters and the increase in consumption by young females. Starting by the prevention of alcohol consumption at schools is a consensual way of trying to control the problem. In this context, the Ministry of Education introduced several issues in the National Curriculum related to the Health Educational Program which must be integrated in each School Project. Teachers are the ones who put in practice the Health Educational Program and the schoolbooks are the main resource to be used in this educational process. As a consequence, this research has the following purposes: a) to know the Sciences teachers' opinions of middle schools from Cabeceiras de Basto on what concerns the alcohol consumption; b) to identify and describe the approach and strategies used by teachers; c) to analyse the approach of the issue suggested by the Sciences students' books of the 9th grade. To achieve these goals, all the seven Science teachers of Cabeceiras de Basto were interviewed and the content of seven listed school books for this school year (2008-2009), from many publishers, were analyzed as well as the fifteen workbooks. The results allow us to conclude that the interviewed schoolteachers consider the alcohol consumption as a quite serious problem in Cabeceiras de Basto. Although the National Curriculum is very extensive, in spite of the reduced timetable given to this subject and a lack of an accurate training to perform an effective prevention, teachers stated they approached the issue during their lessons. Knowledge on alcohol consumption is found in school books, however in most of them there isn’t a true concern in developing in pupils the right skills to resist to the pressures that may lead them to consumption. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/9530 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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