Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/9429

TítuloEstudo de práticas de acessibilidade e inclusão digital nas universidades públicas portuguesas
Autor(es)Monteiro, Ricardo
Gomes, Maria João
Palavras-chaveAcessibilidade digital
Inclusão digital
E-learning
Plataformas de gestão de aprendizagens
Learning managment systems
LMS
Ambientes virtuais de aprendizagem
Ensino superior
Deficientes visuais
DataMai-2009
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
CitaçãoDIAS, P. ; OSÓRIO, A. J., org. – “Challenges 2009 : actas da Conferência Internacional de TIC na Educação, 6, Braga, Portugal, 2009”. Braga : Universidade do Minho, 2009. ISBN 978-97298456-6-6. p. 1953-1966.
Resumo(s)O estudo que se apresenta visou identificar e caracterizar as preocupações existentes nas Universidades Públicas Portuguesas (UPP) no que concerne às práticas de acessibilidade associadas ao uso de Learning Managmente Systems (LMS), estando centrado na problemática dos alunos com deficiência visual. Procuraremos assim despertar a sociedade para uma prática que visa não só aqueles que apresentam incapacidades, mas também todos os que utilizam as tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem.
This communication presents a study about the concerns Portuguese Public Universities have on identifying and characterizing accessibility and practices associated with the use of Management Learning Systems (LMS), focused on the problems of students with visual impairments. The aim is to make society aware of a practice that does not only include those with disabilities, but includes all that use information and communication technologies in teaching-learning process.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/9429
ISBN978-972-98456-6-6
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Volume de Atas / Proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Challenges-Ricardo-MJGomes.pdf189,36 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID