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TítuloLMS em contexto escolar : estudo sobre o uso da Moodle pelos docentes de duas escolas do Norte de Portugal
Autor(es)Lisbôa, Eliana Santana
Jesus, Anabela Gomes de
Varela, António Manuel Leitão Macedo
Teixeira, Gláucia Helena Sales
Coutinho, Clara Pereira
Palavras-chaveLMS
Ensino e aprendizagem
Formação
Professores
Plataforma Moodle
Teaching and learning
Teachers training
Teachers
Moodle Platform
DataMai-2009
EditoraEducom
Citação“Educação, Formação & Tecnologias”. ISSN 1646-933X. 2:1 (2009) 44-57.
Resumo(s)Considerando o conhecimento ainda insuficiente das práticas existentes nas escolas portuguesas no que se refere à utilização de plataformas virtuais, particularmente no que se refere ao caso da plataforma MOODLE, foi desenvolvido um estudo descritivo com o objectivo de analisar que tipo de serviços e ferramentas são utilizados pelos professores e de que forma estes novos recursos têm contribuído para renovar as suas práticas pedagógicas. O estudo empírico envolveu os professores de duas escolas do norte de Portugal, sendo uma privada e outra pública. Para o efeito, os professores preencheram um questionário que foi alvo de uma validação de conteúdo e empírica. Os resultados mostram que: a) a maioria dos professores inquiridos não utiliza a plataforma de apoio à aprendizagem; e b) que os professores que utilizam a Moodle não o fazem tirando partido do potencial que esta plataforma apresenta para o desenvolvimento da sociedade da informação, comunicação e conhecimento em Portugal.
Considering the lack of research about existing practices in Portuguese schools regarding the use of learning management systems, particularly in what concerns the use of Moodle , this paper analysis if Moodle has been used to support a social constructionist framework of education or not. This paper describes what kind of activities and resources are used by teachers and how these new features have helped them to renew their teaching practices. The empirical investigation involved teachers from two schools in the north of Portugal. The results illustrate that: a) most teachers surveyed didn’t use the platform to support learning, and b) that teachers didn’t effectively use Moodle considering its whole learning potential. It is argued that technological improvement in communications stands for a development of educational purposes and experiences.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/9428
ISBN1646-933X
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

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