Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/9320

TítuloMemórias coloniais e diálogos pós-coloniais: Guiné-Bissau e Portugal
Autor(es)Cabecinhas, Rosa
Nhaga, Nesilita
Palavras-chaveMemória social
Identidade social
Representações sociais
Colonização
Data2008
EditoraCampo das Letras
CitaçãoCABECINHAS, Rosa ; CUNHA, Luís, ed. – “Comunicação intercultural : perspectivas, dilemas e desafios : actas da Conferência Internacional…, Braga, Portugal, 2008”. 1ª ed. Porto : Campo das Letras, 2008. ISBN 978-989-625-350-9. p. 109-132.
Resumo(s)Frequentemente as memórias de conflitos passados constituem um entrave ao diálogo entre grupos e comprometem as suas relações futuras. A boa gestão das memórias colectivas constitui um elemento crucial para o sucesso dos processos de reconciliação e para a possibilidade de um verdadeiro diálogo com o Outro. Neste capítulo, iremos discutir o papel das memórias do passado colonial na estruturação das narrativas identitárias pós-coloniais a partir dos resultados preliminares de uma investigação empírica sobre identidade e representações da história que decorreu na Guiné-Bissau e em Portugal. Iremos examinar as representações de guineenses e portugueses sobre o período colonial e as emoções associadas a essas representações. Analisaremos o papel da identidade social na ancoragem das representações do passado e o seu impacto na forma como são perspectivadas as futuras relações entre as ex-potências coloniais europeias e as ex-colónias africanas.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/9320
ISBN978-989-625-350-9
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cabecinhas-Nhaga-2008.pdfDocumento principal20,6 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID