Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/9296

TítuloDeterminantes da obesidade nos adolescentes
Autor(es)Oliveira, António
Albuquerque, Carlos
Carvalho, Graça Simões de
Sendin, Pedro
Silva, Marisa
Palavras-chaveAdolescência
Determinantes da obesidade
Adolescence
Determinants of obesity
Data13-Mai-2009
EditoraUniversidade dos Açores
CitaçãoOLIVEIRA, António [et al.] - Determinantes da obesidade nos adolescentes. In PEREIRA, B. [et al.], coord. – “Seminário International de Educação Física, Lazer e Saúde, 5, Açores, Portugal, 2009 : actas” [CD-ROM]. [Ponta Delgada : Universidade dos Açores, 2009].
Resumo(s)A adolescência é um período de vida que merece atenção, pois esta transição entre a infância e a idade adulta pode resultar ou não em problemas futuros para o desenvolvimento de um determinado indivíduo. O aumento alarmante da obesidade em todos os países do mundo é uma realidade nos dias de hoje, sendo já considerada como uma das mais recentes epidemias à escala mundial. A obesidade é considerada como o maior problema reversível de saúde pública no mundo, com mais de 1 bilião de pessoas com excesso de peso. As evidências de que o sedentarismo e a obesidade estão relacionados com o aumento das prevalências das doenças crónico degenerativas vêm sendo amplamente discutidas na literatura. Neste contexto, a identificação de factores que favoreçam o estilo de vida activo, em especial no período de lazer, adquire fundamental importância para qualquer iniciativa no que se relaciona à saúde pública. Conscientes deste facto, procedemos à elaboração de um projecto de investigação, o qual se encontra em fase inicial de desenvolvimento, e que pretende estudar a prevalência da obesidade numa amostra de 800 adolescentes do distrito de Viseu, bem como conhecer a associação entre determinadas variáveis de contexto recreativo e desportivo e esta epidemia. A metodologia a seguir será de natureza quantitativa com recurso á utilização de instrumentos aferidos para a população portuguesa. Em suma, com este trabalho pretendemos sensibilizar a comunidade científica para a importância da prática de actividade física enquanto factor altamente relevante na promoção do bem-estar físico e emocional e na melhoria a capacidade funcional e qualidade de vida dos adolescentes.
Adolescence is a period of life that deserves attention, because the transition between childhood and adulthood or may not result in future problems for the development of a particular individual. The alarming increase of obesity in all countries of the world is a reality today, is already considered one of the more recent epidemics worldwide. Obesity is considered the largest public health problem reversible in the world, with more than 1 billion people with excess weight. Evidence that inactivity and obesity are associated with increased prevalence of chronic degenerative diseases have been widely discussed in literature. In this context, the identification of factors that promote the active lifestyle, especially in the period of leisure, acquires fundamental importance to any initiative as it relates to public health.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/9296
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas
DCILM - Livros de Actas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
EdFLazSaude_Oliveira.pdfArtigo125,13 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID