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TítuloA abordagem da saúde nos programas de educação física ao longo do ensino básico e secundário e perspectiva de professores
Autor(es)Gonçalves, Emília
Carvalho, Graça Simões de
Palavras-chaveEducação física
Programas nacionais
Manuais escolares
Professores
Data13-Mai-2009
EditoraUniversidade dos Açores
CitaçãoGONÇALVES, Emília ; CARVALHO, Graça Simões de - A abordagem da saúde nos programas de educação física ao longo do ensino básico e secundário e perspectiva de professores. In PEREIRA, B. [et al.], coord. – “Seminário International de Educação Física, Lazer e Saúde, 5, Açores, Portugal, 2009 : actas” [CD-ROM]. [Ponta Delgada : Universidade dos Açores, 2009].
Resumo(s)O Ministério da Educação elabora os programas, referindo as competências essenciais para cada ciclo de escolaridade para que haja, a nível nacional, uma equidade nos conteúdos a leccionar. Cabe ao docente examinar, interpretar e agir em concordância com eles, adaptando-os às condições da escola e recursos da comunidade, num projecto que vá ao encontro dos alunos. Este estudo visa analisar, numa perspectiva de educação para a saúde, a evolução dos programas nacionais de Educação Física e a transposição didáctica realizada pelos docentes, desses mesmos programas, em cada nível de ensino. Da análise feita aos programas de Educação Física salientamos o facto de, no 1º ciclo, não ser referido nenhum dos itens das duas palavras-chave pesquisadas “Temas de saúde” e “ Saúde e qualidade de vida”. Os restantes ciclos mostram uma progressão na adaptação dos conteúdos aos programas, principalmente no 3º ciclo e no ensino secundário. O tema chave “Saúde e qualidade de vida” ainda não é contemplado nos programas do 2º ciclo, mas os restantes ciclos dão ênfase aos conteúdos relacionados com a saúde, qualidade de vida, estilo de vida, promoção da saúde, factores de saúde e risco e sedentarismo e, no programa do ensino secundário é ainda referida a educação para a saúde, a nível individual. Das entrevistas realizadas concluímos que os professores do 1º ciclo consideram o programa extenso e que não relaciona a Educação Física à saúde. Os docentes dos restantes ciclos partilham da mesma opinião, acrescentam a dificuldade em transmitir conteúdos relacionados com a saúde devido ao amplo programa que se lhes apresentam. Referem ainda que, na maioria dos casos, transmitem esses conteúdos em contexto de sala de aula, ou seja, em aulas práticas, como prevenção ou então quando surge algum caso inesperado. Constatam ainda a adopção de conteúdos demasiado técnicos para a idade dos alunos.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/9293
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas
DCILM - Livros de Actas

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EdFLazSaude_Goncalves-E.pdfArtigo156,31 kBAdobe PDFVer/Abrir

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