Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/929

TítuloIntegração da World Wide Web nas actividades do Jardim de Infância : análise do envolvimento das crianças de 5 anos
Autor(es)Cruz, Maria da Graça de Abreu Parente da
Data2004
Resumo(s)O presente estudo, de tipo descritivo, visa caracterizar a integração da World Wide Web no jardim de infância e analisar o envolvimento e as reacções de um grupo de 12 crianças de cinco anos. O problema consistiu em saber qual a viabilidade da integração da web no jardim de infância, quando a criança não domina o código escrito e, assim, saber de que forma esta ferramenta pode ser explorada por sujeitos desta faixa etária. O estudo decorreu num ambiente o mais natural possível, integrando as actividades nas rotinas diárias do jardim de infância. Foi criado o site do jardim de infância de Paço - Mujães com o objectivo de ser o reflexo das actividades e descobertas realizadas pelos sujeitos. As actividades a observar foram: a escolha e exploração de três sites - Júnior, Alfy e Sítio dos Miúdos (Mini-Click) – acedidos a partir do site do jardim de infância, ao longo de três sessões por sujeito; as actividades de pesquisa na web; a comunicação assíncrona através do correio electrónico e a comunicação síncrona através da videoconferência. Foram criadas grelhas de observação e de registo para analisar a capacidade dos sujeitos navegarem na web na exploração livre de sites, nas sessões de pesquisa através do Google, na videoconferência e no correio electrónico. Realizaram-se também registos de vídeo como forma de completar a observação nas sessões de exploração de sites e foi, ainda, utilizado um diário para a educadora registar as suas reflexões e descrever as ocorrências que considerasse curiosas. A evolução do estudo demonstrou a aquisição de competências indispensáveis a uma boa exploração e utilização das funcionalidades dos sites, como a exploração de hiperligações, a utilização da barra de scrolling, o activar e desactivar de janelas de publicidade e a utilização dos ícones do menu do browser. As actividades que demonstram ser mais motivadoras para os sujeitos foram aquelas que apresentam interactividade, animação, cores apelativas e som, nomeadamente os jogos e as histórias. As sessões de pesquisa foram realizadas em ambiente colaborativo e o conteúdo das mesmas versou sobre: temas de projectos que realizávamos na sala de actividades, curiosidades das crianças e como resposta a pedidos de ajuda via correio electrónico de outros jardins de infância ou escolas. Através do correio electrónico, realizaram-se intercâmbios com outros jardins de infância e escolas do 1º Ciclo, tendo sido o conteúdo das mensagens o mais diversificado, desde felicitações ou agradecimentos, a solicitações e pedidos de ajuda, dar a conhecer notícias importantes ou mails de ajuda técnica. Através da videoconferência as crianças partilharam e receberam conhecimentos em tempo real com crianças de outro jardim de infância, alargando a sua experiência em grande grupo no contacto com outra turma desconhecida, mas também relativamente a este meio na rede. Este estudo permitiu compreender como tirar partido da integração da web nas actividades do jardim de infância, isto é, aceder à web com um propósito: divertir, pesquisar, aprender e comunicar.
This study refers to a descriptive investigation that aimed at characterising the integration of the World Wide Web in nursery schools and also at analysing the engagement and reactions of a group of 12 children aged 5. The research question is how do nursery school’s children, that do not know how to write or read yet, use the web. The learning activities comprised exploring websites for children, searching and communication, were integrated in the school’s routine. We created the website of the Nursery School of Paço – Mujães, which allows subjects to exhibit their activities and discoveries. It has also links to websites for children to explore. Children’s behaviour during three sessions of websites exploration was observed. An observation grid was used to register the subjects navigational skills, control, selection, and exploration. Videos were made to complete the observations of the websites exploration. Other grids were developed to register the search sessions, the electronic mail, and the videoconference. A diary was used to register comments and expectations of the researcher. Subjects showed the acquisition of skills to explore the websites and to use its functionalities, such as exploring links, using the scroll bar, opening and closing windows with ads and using the icons in the browser’s menus. The most motivating activities were those that involved interactivity, animation, appealing colours and sound, especially games and story telling activities. The search sessions were carried out in a cooperative environment. The searches addressed themes related to projects that were developed in the classroom, or were proposed by children’s curiosity, or were related to requests made by other nursery or elementary schools via e-mail. Electronic mail messages were exchanged with other nursery and elementary schools. The messages’ content were very diversified. They included congratulations and thank you messages, requests for help, news or technical support messages. Through the videoconference the children had the opportunity to share knowledge with another unknown nursery school, broadening their group experience with the internet.
TipoDissertação de mestrado
URIhttps://hdl.handle.net/1822/929
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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