Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92666

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVarajão, Joãopor
dc.contributor.authorPires, Cátia Videirapor
dc.date.accessioned2024-07-30T10:59:59Z-
dc.date.available2024-07-30T10:59:59Z-
dc.date.issued2023-11-21-
dc.date.submitted2023-07-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/92666-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Engineering and Management of Information Systemspor
dc.description.abstractOutsourcing is currently a fundamental practice for the competitiveness of organizations since it enables them to outsource more peripheral functions, and thus increase the focus on core business. Despite its importance, it is a challenging practice because it involves two or more entities, which brings complexity to its management. Success Management, with the purpose of defining success and evaluating projects throughout their development and making the necessary adjustments to achieve the expected results, appears in this context as a practice to be explored, since it can enhance the results of outsourcing. However, this type of process has been applied only with a focus on project management, so there is an opportunity for research. The purpose of this dissertation is the implementation of Success Management in the Information Technology (IT) outsourcing context. The opportunity for this work emerges, not only because of the existing gap in the literature but also because of the necessity of the company Thales Raytheon's Systems to develop their service delivery management practices in the context of their projects. To carry out this project, we used the Design Science Research methodology, which allowed us to propose and develop a solution in a well-structured way. This research contributes to theory in the sense that it applies, for the first time, the Success Management process in the context of outsourcing, expanding its scope, and it contributes to practice in the sense that its application enables professionals and also the organization to have a new process for performing outsourcing with a focus on success.por
dc.description.abstractO outsourcing é, atualmente, uma prática fundamental para a competitividade das organizações, uma vez que lhes permite externalizar funções de carácter mais periférico, e assim aumentar o foco no seu negócio central. Apesar da sua importância, é uma prática desafiante porque envolve duas ou mais entidades, o que traz complexidade na sua gestão. A Gestão do Sucesso, com a finalidade de definir o significado de sucesso em cada contexto, avaliar os empreendimentos ao longo do seu desenvolvimento e efetuar ajustes necessários, de forma a alcançar os resultados esperados, afigura-se neste contexto como uma prática a explorar, dado que poderá potenciar os resultados do outsoursing. Não obstante, este tipo de processo tem sido aplicado apenas com foco na gestão de projetos, existindo assim uma oportunidade de investigação. A finalidade desta dissertação é a experimentação da Gestão do Sucesso no contexto do outsourcing de tecnologias da informação (TI). A oportunidade deste trabalho surge, não só pela lacuna existente na literatura, mas também da necessidade da empresa Thales Raytheon Systems desenvolver as suas práticas de gestão de fornecimento de serviços no contexto dos seus projetos. Para a realização desta dissertação foi adotada a metodologia Design Science Research, através da qual se procurou encontrar e desenvolver uma solução de uma forma estruturada. Esta investigação contribui para teoria ao aplicar, pela primeira vez, o processo de Gestão do Sucesso no contexto do outsoursing, e para a prática, no sentido em que a sua aplicação possibilita aos professionais e às organizações dispor de um novo processo para a realização do outsourcing com foco no sucesso.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectEvaluationpor
dc.subjectOrganizationpor
dc.subjectOrganizational performancepor
dc.subjectOutsourcingpor
dc.subjectProcesspor
dc.subjectSuccess managementpor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectDesempenho organizacionalpor
dc.subjectGestão do sucessopor
dc.subjectOrganizaçãopor
dc.subjectProcessopor
dc.titleIT outsourcing success managementpor
dc.title.alternativeGestão do sucesso em contextos de outsourcing de TIpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203611306por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade19 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DSI - Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Catia Videira Pires.pdfDissertaçao de mestrado1,43 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID