Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92622

Título“A gestão democrática das escolas e das universidades, nos 50 anos de Abril”.
Autor(es)Lima, Licínio C.
Carvalho, Maria João
Fraga, Nuno
Almeida, Ana Patrícia
DataJul-2024
RevistaRevista Lusófona de Educação
CitaçãoLima, L. C., Carvalho, M. J., Fraga, N., & Almeida, A. P. (2024). “A gestão democrática das escolas e das universidades, nos 50 anos de Abril”. Revista Lusófona de Educação, 63, 65-69
Resumo(s)[Excerto] Este número temático da Revista Lusófona de Educação pretende descrever, analisar e interpretar a gestão democrática das escolas e das universidades, nos 50 anos de Abril. Associada ao 25 de Abril de 1974, o que lhe confere um significado político, a gestão democrática resulta da libertação de tensões que, durante décadas, se fizeram sentir e que se estenderam às escolas (Delgado & Martins, 2002), resultando em alterações introduzidas nas escolas pelos próprios atores educativos, em particular pelos professores e alunos, na fase imediatamente posterior à revolução, numa tentativa clara de rutura com o modelo liceal fortemente centralizado (Barroso, 1999, 2002; Lima, 1998).
TipoEditorial em revista
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92622
DOI10.24140/issn.1645-7250.rle63.04
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
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