Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92600

TítuloDigital Twin - um aliado da simulação à melhoria contínua industrial
Outro(s) título(s)Digital Twin - a simulation ally for continuous industrial improvement
Autor(es)Silva, Ana Carolina Oliveira da
Orientador(es)Dias, Luis S.
Palavras-chaveGémeo digital
Simulação
Base de dados
Indústria 4.0
Rota de resíduos
Digital twin
Simulation
Database
Industry 4.0
Waste route
Data26-Abr-2024
Resumo(s)A tecnologia gémeo digital (GD) tem sido cada vez mais procurada para colmatar problemas atuais em diversas áreas, mas primordialmente para o diagnóstico e previsão do estado futuro. Através do digital twin é possível criar uma ponte sólida entre o mundo virtual e o mundo físico, bem como potenciar a cada dia uma análise mais automatizada de dados em momento real. Porém, construir um gémeo digital não é tarefa fácil, pois requer um elevado conhecimento de diversas tecnologias complexas e não existe uma definição consensual para o termo na comunidade científica. A presente dissertação foi elaborada em contexto de investigação da literatura, com um pequeno caso de estudo que demonstra parte de uma das inúmeras possibilidades de aplicação e foi realizada no âmbito do último semestre do Mestrado de Engenharia de Sistemas da Universidade do Minho (UMinho). A autora não se compromete à criação de um GD, mas sim à elaboração do modelo virtual e a sua integração com a base de dados. Através da integração de sensores no mundo físico e da recolha dos seus sinais para a base de dados implementada, fica definido um caminho para o fluxo de informação nos dois sentidos. O modelo de simulação foi elaborado no Simio e a base de dados no Microsoft Azure.
Digital twin (GD) technology has been increasingly in demand to solve current problems in various areas, but primarily for diagnosing and predicting future states. However, building a digital twin is no easy task, as it requires a great deal of knowledge of various complex technologies and there is no agreed definition of the term in the scientific community. This dissertation was written in the context of literary research, with a small case study that demonstrates part of one of the countless application possibilities and was carried out in the final semester of the Master's Degree in Systems Engineering at the University of Minho (UMinho). The author does not undertake to create a DG, but rather to develop the virtual model and integrate it with the database. By integrating sensors into the physical world and collecting their signals for the implemented database, a path is defined for the flow of information in both directions.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia de Sistemas
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92600
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Carolina Oliveira da Silva.pdfDissertação de mestrado3,54 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID