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https://hdl.handle.net/1822/92552
Título: | Desenvolvimento de um sistema de apoio à decisão para a configuração de um supermercado numa empresa de componentes para a indústria automóvel |
Outro(s) título(s): | Development of a decision support system for the configuration of a supermarket in a components company for the automotive industry |
Autor(es): | Pereira, Telma Filipa da Mota |
Orientador(es): | Oliveira, José A. Vieira, António Amaro Costa |
Palavras-chave: | Logística Otimização Heurística Simulação Armazém Supermercado Logistics Optimization Heuristics Simulation Warehouse Supermarket |
Data: | 3-Mai-2024 |
Resumo(s): | O presente estudo decorreu no ambiente industrial da empresa LP – Leonische Portugal, que faz parte
da indústria automóvel, caracterizada pela diversidade de produtos e frequentes alterações técnicas do
produto. As características deste tipo de indústria obrigam a LP a otimizar constantemente a
configuração dos seus armazéns. O objetivo desta dissertação foi a criação de um algoritmo que
permita à empresa a capacidade de configurar a localização dos artigos no SAEC – Sistema de
Abastecimento de Estantes Central, que é o principal fornecedor de peças para as linhas de produção.
O algoritmo foi desenvolvido em Visual Basic .NET e atua de uma forma sequencial atendendo às
características de cada artigo, apresentando uma solução na distribuição dos artigos no SAEC, tendo
em conta o equilíbrio do volume de trabalho de picking e as condições ergonómicas da operação de
picking.
Para a avaliação da performance da solução proposta para a localização dos artigos no SAEC foi
desenvolvida uma ferramenta de simulação utilizando o SIMIO. Esta ferramenta mostrou capacidade
para simular diferentes cenários reais em ambiente virtual de forma eficiente, quantificando
indicadores de desempenho importantes. Na modelação da configuração do sistema SAEC foram
considerados dois cenários. O Cenário 1 foi modelado tendo em conta as localizações atuais dos
artigos no SAEC, enquanto que o Cenário 2 foi modelado tendo em conta as localizações dos artigos
que o algoritmo desenvolvido propõe. Com esta ferramenta de simulação tornou-se possível estimar,
para cada cenário, indicadores de desempenho como taxas de utilização e indicadores destinados à
análise de condições ergonómicas. Os resultados revelaram que, tanto o Cenário 1 como o Cenário 2,
mostraram um equilíbrio nas taxas de utilização dos colaboradores. No que diz respeito às condições
ergonómicas, o Cenário 2 apresentou um melhor equilíbrio entre o peso das caixas e o valor de
qualidade ergonómica, comparativamente ao Cenário 1. Esta solução de simulação desenvolvida
permite também criar e testar layouts alternativos. The present study took place in the industrial environment of the company LP – Leonische Portugal, which is part of the automotive industry, characterized by product diversity and frequent technical changes. The characteristics of this type of industry require LP to constantly optimize the configuration of its warehouses. The aim of this dissertation was to create an algorithm that allows the company to configure the location of items in the SAEC – that means the Central Shelf Supply System, which is the main supplier of parts for production lines. The algorithm was developed in Visual Basic .NET and operates sequentially, considering the characteristics of each item, providing a solution for the distribution of items in the SAEC, considering the balance of picking workload and ergonomic conditions of the picking operation. For evaluating the performance of the proposed solution for item localization in SAEC, a simulation tool was developed using SIMIO. This tool demonstrated the capability to simulate different real-world scenarios in a virtual environment efficiently, quantifying important performance indicators. In modelling the configuration of the SAEC system, two scenarios were considered. Scenario 1 was modelled considering the locations of the items in the SAEC, while Scenario 2 was modelled considering the locations of the items proposed by the developed algorithm. With this simulation tool, it became possible to estimate, for each scenario, performance indicators such as utilization rates and indicators aimed at analyzing ergonomic conditions. These results revealed that both Scenario 1 and Scenario 2 showed a balance in employees utilization rates. Regarding ergonomic conditions, Scenario 2 showed a better balance between the weight of the boxes and the ergonomic quality value, compared to Scenario 1. This developed simulation solution also enables the creation and testing of alternative layouts. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Engenharia e Gestão Industrial |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/92552 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DPS - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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