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TítuloDe que forma o site Combate às Fake News é um promotor de literacia mediática e um instrumento de combate à desinformação? O caso da Agência Lusa – uma experiência de estágio
Autor(es)Guerreiro, Mariana Isabel Fernandes
Orientador(es)Santos, Luís António
Palavras-chaveFake news
Desinformação
Literacia mediática
Jornalismo
Agência Lusa
Disinformation
Media literacy
Journalism
Data29-Abr-2024
Resumo(s)Na era digital, as fake news emergem como um fenómeno que transcende fronteiras, desafiando, cada vez mais, a confiança na informação transmitida pelos média. Essas notícias falsificadas, muitas vezes camufladas sob a aparência de informações fidedignas, disseminam-se a uma velocidade difícil ou até impossível de controlar. A desinformação é um perigo complexo que abrange as várias esferas públicas da sociedade, desde política à saúde, causando impactos graves no jornalismo e na democracia. Esse desafio obrigou a uma resposta coletiva, envolvendo não só sociedade, como os meios de comunicação social e as instituições políticas no fortalecimento da literacia mediática como uma ferramenta essencial na defesa contra a desinformação. Neste cenário, a Agência Lusa também se juntou à luta, através do site Combate às Fake News 1 , emergindo, ainda com mais força, como uma voz crucial na batalha contra a este fenómeno. Na sequência de uma experiência de estágio de três meses na Agência Lusa, em que foi possível ter um contacto diário com a produção para o site específico, este trabalho propõe um ensaio de resposta à pergunta: De que forma o site Combate às Fake News é um promotor de literacia mediática e um instrumento de combate à desinformação?
In the digital era, fake news emerges as a phenomenon that transcends borders, increasingly challenging trust in the information transmitted by the media. This fake news, often camouflaged under the appearance of reliable information, spreads at a speed that is difficult or even impossible to control. disinformation is a complex danger that covers the various public spheres of society, from politics to health, causing serious impacts on journalism and democracy. This challenge forced a collective response, involving not only society, but also the media and political institutions in strengthening media literacy as an essential tool in the defense against disinformation. In this scenario, Agência Lusa also joined the fight, through the Combate das Fake News website, emerging, even more strongly, as a crucial voice in the battle against this phenomenon. Following a three-month internship experience at Agência Lusa, in which it was possible to have daily contact with the production for the specific website, this work proposes an dissertation to answer the question: How is the “Combate às Fake News” website a promoter of media literacy and an instrument to fight disinformation?
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Informação e Jornalismo)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92249
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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