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https://hdl.handle.net/1822/92249
Título: | De que forma o site Combate às Fake News é um promotor de literacia mediática e um instrumento de combate à desinformação? O caso da Agência Lusa – uma experiência de estágio |
Autor(es): | Guerreiro, Mariana Isabel Fernandes |
Orientador(es): | Santos, Luís António |
Palavras-chave: | Fake news Desinformação Literacia mediática Jornalismo Agência Lusa Disinformation Media literacy Journalism |
Data: | 29-Abr-2024 |
Resumo(s): | Na era digital, as fake news emergem como um fenómeno que transcende fronteiras,
desafiando, cada vez mais, a confiança na informação transmitida pelos média. Essas notícias
falsificadas, muitas vezes camufladas sob a aparência de informações fidedignas, disseminam-se
a uma velocidade difícil ou até impossível de controlar. A desinformação é um perigo complexo
que abrange as várias esferas públicas da sociedade, desde política à saúde, causando impactos
graves no jornalismo e na democracia.
Esse desafio obrigou a uma resposta coletiva, envolvendo não só sociedade, como os
meios de comunicação social e as instituições políticas no fortalecimento da literacia mediática
como uma ferramenta essencial na defesa contra a desinformação. Neste cenário, a Agência Lusa
também se juntou à luta, através do site Combate às Fake News
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, emergindo, ainda com mais
força, como uma voz crucial na batalha contra a este fenómeno.
Na sequência de uma experiência de estágio de três meses na Agência Lusa, em que foi
possível ter um contacto diário com a produção para o site específico, este trabalho propõe um
ensaio de resposta à pergunta: De que forma o site Combate às Fake News é um promotor de
literacia mediática e um instrumento de combate à desinformação? In the digital era, fake news emerges as a phenomenon that transcends borders, increasingly challenging trust in the information transmitted by the media. This fake news, often camouflaged under the appearance of reliable information, spreads at a speed that is difficult or even impossible to control. disinformation is a complex danger that covers the various public spheres of society, from politics to health, causing serious impacts on journalism and democracy. This challenge forced a collective response, involving not only society, but also the media and political institutions in strengthening media literacy as an essential tool in the defense against disinformation. In this scenario, Agência Lusa also joined the fight, through the Combate das Fake News website, emerging, even more strongly, as a crucial voice in the battle against this phenomenon. Following a three-month internship experience at Agência Lusa, in which it was possible to have daily contact with the production for the specific website, this work proposes an dissertation to answer the question: How is the “Combate às Fake News” website a promoter of media literacy and an instrument to fight disinformation? |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Informação e Jornalismo) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/92249 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Mariana Isabel Fernandes Guerreiro.pdf | Relatório de estágio | 2,75 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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