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TítuloDificuldades e barreiras no processo de internacionalização de empresas: o caso da exportação
Outro(s) título(s)Difficulties and barriers in the process of internationalizing companies: the case of exporting
Autor(es)Bastos, Sandra Letícia Cardoso
Orientador(es)Guimarães, Maria Helena
Palavras-chaveBarreiras à exportação
Barreiras à internacionalização
Exportação direta
Exportação indireta
Internacionalização
Export barriers
Barriers to internationalization
Direct export
Indirect export
Internationalization
Data14-Jun-2024
Resumo(s)As empresas que desejam iniciar a sua internacionalização podem ser movidas por fortes incentivos e motivações. No entanto, apesar deste desejo de internacionalização, as empresas irão confrontar-se com diversos obstáculos e dificuldades que devem ser adequadamente considerados. Estas dificuldades acarretam desafios vários à capacidade de a empresa desenvolver as suas operações fora do país de origem, pois elas envolvem riscos e incerteza. A atividade internacional pode constituir uma oportunidade de melhoria no desempenho das empresas, tornando-as mais eficientes e desta forma levando-as a alcançar maiores vantagens competitivas, mas é igualmente pertinente que estas identifiquem previamente as dificuldades que se colocam à sua expansão internacional. As empresas que têm uma boa gestão em todos os níveis da sua estrutura poderão conseguir, em princípio, um melhor desempenho nas suas atividades nos mercados estrangeiros. Além disso, uma boa gestão das operações internacionais requer também a capacidade de a empresa identificar possíveis barreiras associadas a todo o processo de internacionalização e conhecimento sobre como melhor as enfrentar e ultrapassar. Este estudo teve como objetivo principal a sistematização das principais dificuldades e barreiras associadas à internacionalização dos negócios que a literatura tem vindo a identificar e a analisar, mais especificamente as barreiras à exportação, e contempla ainda a análise das barreiras enfrentadas por duas empresas portuguesas de dimensão distinta (uma PME e uma multinacional) e de setores diferentes – carpintaria e setor alimentar, respetivamente. O estudo recorre à realização de entrevistas às duas empresas. Conclui-se que independentemente da dimensão das empresas e dos setores de atividade há obstáculos com que ambos os tipos de empresas se defrontam e outros que não são considerados obstáculos por empresas de maior dimensão, ou que mais facilmente os podem ultrapassar, pois têm mais recursos humanos, financeiros e tecnológicos.
Companies wishing to start internationalizing can be driven by strong incentives and motivations. However, despite this desire to internationalize, companies will face various obstacles and difficulties that must be properly considered. These difficulties pose various challenges to the company's ability to develop its operations outside its country of origin, as they involve risks and uncertainty. International activity can be an opportunity to improve companies performance, making them more efficient and thus leading them to achieve greater competitive advantages, but it is equally important for them to be able to identify, beforehand, the difficulties facing their international expansion. Companies that have good management at all levels of their structure will, in principle, be able to perform better in their activities in foreign markets. In addition, good management of international operations also requires the company's ability to identify possible barriers associated with the whole internationalization process and knowledge of how best to face and overcome them. The main objective of this study was to systematize the main difficulties and barriers associated with the internationalization of businesses that literature has been identifying and analysing, more specifically exportation barriers, and it also includes an analysis of the barriers faced by two Portuguese companies of different sizes (an SME and a multinational) and from different sectors - carpentry and the food sector, respectively. The study used interviews with both companies. It concludes that regardless of the size of the companies and the sectors of activity, there can be obstacles faced by both types of companies and others which are not considered obstacles by larger companies, or which are easier to overcome because they have more human, financial and technological resources.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Negócios Internacionais
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92201
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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Sandra Leticia Cardoso Bastos.pdfDissertação de mestrado632,53 kBAdobe PDFVer/Abrir

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