Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/92187
Título: | Modelos lineares generalizados mistos: aplicação a dados de acidentes rodoviários em autoestradas |
Autor(es): | Santos, Jair Monteiro dos |
Orientador(es): | Faria, Susana Freitas, E. F. |
Palavras-chave: | Modelos lineares generalizados mistos Dados de contagem Acidentes rodoviários Autoestrada A4 Mixed generalized linear models Count data Road accidents A4 highway |
Data: | 28-Dez-2023 |
Resumo(s): | Os acidentes rodoviários são considerados um importante problema de saúde pública a nível
mundial. Segundo o relatório da Organização Mundial da Saúde, os acidentes rodoviários são
a principal causa de morte dos jovens em todo mundo, especialmente entre jovens do sexo
masculino.
A modelação do número de acidentes rodoviários tem como objetivo analisar e compreender
os fatores que contribuem para a ocorrência de acidentes de trânsito. A investigação sobre esses
fatores que influenciam a ocorrência de acidentes rodoviários visa reduzir o seu número, bem
como, identificar medidas eficazes de prevenção.
Este trabalho tem como objetivo principal aplicar os Modelos Lineares Generalizados Mistos
(em inglês: GLMM), para estudar o efeito de diferentes variáveis que definem o estado de
pavimento, a geometria da estrada, o volume do tráfego e entre outras variáveis na sinistralidade
rodoviária. Os dados utilizados são referentes a segmentos da autoestrada A4 da Região Grande
Porto, Portugal. O modelo desenvolvido, Modelo Linear Generalizado Misto para resposta sob
a forma de contagem, teve como variável resposta o número total de acidentes, num período de
oito anos (2014 a 2021).
Os resultados obtidos com o modelo ajustado indicam que a taxa de acidentes na autoestrada
A4 é influenciada por fatores como o atrito mínimo, a profundidade média em perfil, a extensão
da via em curva côncava e a presença de vias de aceleração e desaceleração, Road accidents are considered a major public health problem worldwide. According to the World Health Organization report, road accidents are the leading cause of death for young people worldwide, particularly in young men. The modeling of the number of road accidents aims to analyze and understand the factors that contribute to the occurrence of traffic accidents. The research on these factors that influence the occurrence of road accidents aims to reduce their number, as well as to identify effective prevention measures. This work aims to apply the Mixed Generalized Linear Models - GLMM, to study the effect of different variables that define the pavement state, the geometry of the road, traffic volume and among other variables in road accidents. The data used are related to the A4 highway segments of the Greater Porto Region, Portugal. The model developed, Generalized Linear Mixed Model for response in the form of counting, had as variable response the total number of accidents in a period of eight years (2014 to 2021). The results obtained with the adjusted model indicate that the rate of accidents on the A4 highway is influenced by factors such as minimum friction, average depth in profile, the extension of the track in concave curve and the presence of acceleration and deceleration roads. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estatística |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/92187 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DMAT - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jair Monteiro dos Santos.pdf | Dissertação de mestrado | 671,78 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |