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dc.contributor.advisorAfonso, Ana Sofiapor
dc.contributor.authorCarvalhal, Isabel Sofia da Silvapor
dc.date.accessioned2024-06-28T15:01:10Z-
dc.date.available2024-06-28T15:01:10Z-
dc.date.issued2023-03-08-
dc.date.submitted2023-06-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/92151-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractNo âmbito do 2.º ano de Mestrado em 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB, implementou-se uma intervenção pedagógica com alunos do 3.º e do 6.º ano de escolaridade centrada no tema atividades práticas no ensino das Ciências e, em particular, no desenvolvimento das competências processuais. Escolheu-se este enfoque por se considerar que para uma aprendizagem frutífera e significativa na área das ciências, devem ser implementadas atividades práticas e desenvolvidas competências processuais adjuvantes às mesmas. Neste relatório, apresenta-se a intervenção pedagógica implementada nos assuntos máquinas simples e microrganismos, a qual foi concebida tendo em conta os contextos de implementação e a literatura existente sobre o tema. A escolha destes temas resultou não só da observação efetuada em sala de aula (e da consequente observação de falta de competências processuais científicos) como também do diálogo com as professoras cooperantes e a professora supervisora relativamente ao observado e da calendarização anual predisposta. Para além disso, apresenta-se a avaliação da implementação da mesma, a qual se orientou pelas seguintes questões de investigação: Qual o desempenho dos alunos em atividades laboratoriais com diferentes graus de abertura? Em que medida a intervenção pedagógica com recurso a atividades laboratoriais contribuiu (ou não) para a evolução de competências processuais dos alunos?Para responder a esta questão de investigação foram recolhidos dados diversificados com auxilio de vários instrumentos, designadamente pré e pós testes, para o 3.º e o 6.º ano de escolaridade, e grelhas de observação das atividades laboratoriais, para as aulas do 3.º e do 6.º ano de escolaridade. A análise dos dados revelou que os alunos demonstram dificuldades em seguir protocolos laboratoriais com maior grau de abertura e que a intervenção pedagógica não foi suficiente para trabalhar competências processuais científicos nos mesmos.por
dc.description.abstractWithin the scope of the 2nd year of the Masters in 1st CEB and Mathematics and Natural Sciences of the 2 nd CEB, a pedagogical intervention was implemented with students from the 3rd and 6th years of schooling, centered on the theme of activities practices in science teaching and, in particular, in the development of procedural skills. This focus was chosen because it is considered that for a fruitful and meaningful learning in the area of sciences, practical activities must be implemented and procedural skills developed to help them. In this report, the pedagogical intervention implemented in the subjects of simple machines and microorganisms is presented, which was conceived taking into account the contexts of implementation and the existing literature on the subject. The choice of these themes resulted not only from the observation time (and the consequent observation of a lack of scientific procedural skills) but also from the dialogue with the cooperating teachers and the supervising teacher regarding what was observed and the predisposed annual schedule. In addition, an evaluation of its implementation is presented, which was guided by the following research questions: What is the performance of students in laboratory activities with different degrees of openness? What substantive knowledge do students acquire? To respond to these research questions, diversified data were collected with the help of various instruments, namely pre and post-tests, for the 3rd and 6th grades, and observation grids of laboratory activities, for the 3rd and 6rd grade classes. Data analysis revealed that students demonstrate difficulties in following laboratory protocols with a greater degree of openness and that the pedagogical intervention was not enough to work on scientific procedural skills in them.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectAtividades práticaspor
dc.subjectCiênciaspor
dc.subjectExperiênciaspor
dc.subjectGraus de aberturapor
dc.subjectDegrees of opennesspor
dc.subjectExperiencespor
dc.subjectPractical activitiespor
dc.subjectSciencespor
dc.titleAs atividades práticas no ensino das Ciências: uma intervenção com alunos do 3.º e do 6.º ano de escolaridadepor
dc.title.alternativePractical activities in Science teaching: an intervention with the 3rd and 6th grade studentspor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203615948por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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