Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92124

TítuloSemiótica social na construção da realidade mediática: análise da representação dos açorianos
Outro(s) título(s)Social semiotics in the construction of media reality: analysis of the representation of Azoreans
Autor(es)Bicudo, Maria Leonor
Palavras-chaveAçores
Crise sismovulcânica
Multimodalidade
Representação
Valores-notícia
Azores
Seismovulcanic crisis
Multimodality
Representation
News-values
Data2023
EditoraInstituto Politécnico de Lisboa (IPL)
RevistaComunicação Pública
CitaçãoBicudo, M. L. (2023). Semiótica social na construção da realidade mediática: análise da representação dos açorianos. Comunicação Pública, 18(35). https://doi.org/10.34629/cpublica.781
Resumo(s)Em março de 2022 teve início nos Açores uma crise sismovulcânica que assolou a ilha de São Jorge. Mesmo perante abalos diários e a iminência de uma erupção vulcânica, muitos açorianos decidiram não abandonar a ilha. Assim, o objetivo deste estudo prende-secom interpretar a representação dosaçorianos nos mediano contexto de uma crise sismovulcânica. Para tal, recorreu-se, primeiramente, à análise crítica da literatura no âmbito dos critérios de noticiabilidade (Galtung & Ruge, 1965; Harcup & O’Neill, 2017; Traquina, 2002; Wolf, 1987), que determinam o valor que umacontecimento tem para se tornar notícia,e, em seguida, à análise multimodal (Jewitt & Henriksen, 2016; Kress, 2011) de uma reportagemtelevisiva, com o intuito de compreender os sentidos e intenções com que os diferentes modossemióticos produzem uma determinada representação sobre esta comunidade.
In March 2022, a seismovulcaniccrisis began in the Azores and devastated the island of São Jorge. Despite the daily earthquakes and the imminence of a volcanic eruption, many Azoreans decided not to leave the island. Thus, the purpose of this study is to interpret how Azoreans are represented in the context of a seismovulcanic crisis. To do so, the methods used were, firstly, the critical analysis of the literature in thescope of the criteria of noticiability (Galtung & Ruge, 1965; Harcup & O'Neill, 2017; Traquina, 2002; Wolf, 1987), which determine the value that an event has to become news,and, then, the multimodal analysis (Jewitt & Henriksen, 2016; Kress, 2011) of a television report, in order to understand the meanings and intentions with which the differentsemiotic modes produce a certain representation about this community.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92124
DOI10.34629/cpublica.781
ISSN2183-2269
Versão da editorahttps://journals.ipl.pt/cpublica/article/view/781/716
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

Ficheiros deste registo:
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781_Artigo_Semiótica+social+na+construção+da+realidade+mediática-v2.pdf727,1 kBAdobe PDFVer/Abrir

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