Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/92114
Título: | Ensino do Português: uma visão holística |
Outro(s) título(s): | Teaching Portuguese: a holistic vision |
Autor(es): | Ferreira, Florbela de Castro |
Orientador(es): | Silva, António Carvalho da |
Palavras-chave: | Ensino do Português Língua materna Visão holística Holistic vision Maternal language Teaching Portuguese |
Data: | 28-Nov-2023 |
Resumo(s): | No presente relatório de estágio faz-se uma reflexão crítica da prática de ensino supervisionada
realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino
Secundário, no ano letivo de 2022/2023.
Na implementação do projeto elaborado no início do estágio, adotou-se uma abordagem integrada
dos diferentes domínios de ensino - aprendizagem da disciplina. Sendo a língua o veículo de comunicação
entre os indivíduos, ensina-se Português para dotar os cidadãos dos meios necessários ao uso funcional
da língua em contextos e finalidades diversificados. Desta forma, a operacionalização da vertente
curricular do estágio visa o entendimento de que a aula de Português pressupõe uma abordagem
holística, com a criação de situações de aprendizagem que promovessem o ensino integrado da língua
materna, tendo em conta o conhecimento do meio em que o aluno está inserido, os documentos
reguladores da prática letiva e curricular e o perfil do aluno, com vista ao seu sucesso educativo.
O presente relatório organiza-se em três capítulos. O primeiro capítulo engloba a prática
pedagógica desenvolvida no Agrupamento de Escolas onde decorreu o estágio; a caracterização do perfil
da turma e a intervenção, de acordo com a Planificação Anual, o Plano de Trabalho da Turma (PTT) e as
Aprendizagens Essenciais de Português previstas para o 10.º ano de escolaridade. Ainda neste capítulo,
faz-se referência à dimensão investigativa do estágio, abordando-se as competências dos alunos, da
professora estagiária, descrevendo os instrumentos de recolha de dados e a metodologia usada neste
processo.
O segundo capítulo refere-se à apresentação, fundamentação e avaliação das atividades
desenvolvidas na prática supervisionada e apresentam-se atividades referentes aos domínios do
Português desenvolvidos, enquadrados pelos planos de aula e pelo plano de intervenção.
O terceiro e último capítulo destina-se às considerações finais e a uma reflexão global sobre toda
a intervenção durante o estágio profissional. This internship report provides a critical reflection on the supervised practice carried out within the scope of the Master’s in Teaching Portuguese in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education, in the academic year of 2022/2023. When implementing the project prepared at the beginning of the internship, an integrated approach was adopted across the different teaching /learning domains of the discipline. As the language is the vehicle of communication between individuals, Portuguese language is taught to provide citizens with the necessary means for the functional use of the language in diverse contexts and purposes. In this way, the operationalization of the curricular aspect of the internship aims to understand that the Portuguese class presupposes a holistic approach, creating learning situations that promote integrated teaching of the mother tongue, taking into account knowledge of the environment in which that the student is included, the documents regulating teaching and curricular practice and the student’s profile, with a view to their educational success. This report is organized into three chapters. The first chapter encompasses the pedagogical practice developed at the School Group, where the internship took place; the characterization of the class profile and the intervention, in accordance with the Annual Planning, the Class Work Plan and the Essential Portuguese Learning scheduled for the 10th year of schooling. Still in this chapter, reference is made to the investigative dimension of the internship, addressing the skills of the students and the intern teacher, describing the data collection instruments and the methodology used in this process. The second chapter refers to the presentation, justification and evaluation of the activities developed in supervised practice and presents activities relating to the developed Portuguese domains, framed by the lessons plans and the intervention plan. The third and final chapter is intended for final considerations and a global reflection on the entire intervention during the professional internship. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/92114 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Florbela de Castro Ferreira.pdf | Relatório de estágio | 5,65 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons