Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/92105
Título: | O ensino e a aprendizagem do Português com vista ao desenvolvimento de competências comunicativas nos alunos do 10.º ano do Ensino Secundário |
Outro(s) título(s): | Teaching and learning of the Portuguese language order to develop students’ communicative skills in the 10th grade in Secondary School |
Autor(es): | Leite, Joana Mafalda Pires |
Orientador(es): | Silva, Sara Raquel Reis da |
Palavras-chave: | Educação literária Escrita Gramática Leitura Oralidade Grammar Literary education Orality Reading Writing Educación literaria Lectura Oralidad |
Data: | 15-Nov-2023 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio, elaborado como componente avaliativa do segundo ano do
Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, tem como
objetivo primordial refletir acerca do ensino e a aprendizagem do Português com vista ao
desenvolvimento de competências comunicativas nos alunos do 10.º ano do Ensino Secundário. Para
tal, acredita-se que um trabalho diversificado com os diferentes domínios que constituem a aula de
língua materna fomenta a aquisição de literacias múltiplas pelos alunos, permitindo-lhes, assim,
responder às exigências de uma sociedade em constante mudança, de forma a possibilitá-los a atuar
em contextos diversos com diferentes níveis de complexidade.
Posto isto, no decurso das práticas pedagógicas integrantes do estágio curricular desenvolvido
numa turma de 10.º ano de uma escola secundária do distrito do Porto, desenvolveram-se atividades a
partir dos quatro domínios para o ensino-aprendizagem do Português – a leitura, a escrita, a gramática
e a oralidade –, sendo a educação literária o ponto de partida (ou o elemento aglutinador) para o
trabalho com cada um deles. Assim, ao longo do presente relatório, num primeiro ponto, apresentar-se á cada um dos domínios à luz da literatura vigente, tal como, num segundo ponto, exercícios onde
cada um deles é desenvolvido de forma independente, mas em complementaridade com os demais.
Além disso, dar-se-á a conhecer as características do estágio e da turma, tal como as estratégias
utilizadas ao longo dos ciclos interventivos. This internship report, developed in accordance with the evaluation component of the second year of the master’s degree in Portuguese Teaching in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education, has as its main objective reflecting on the teaching and learning of the Portuguese Language order to develop students’ communicative skills in the 10th grade in secondary school. For this purpose, it is believed that a diversified work, including the different domains that comprise the mother tongue class, encourages students’ acquisition of multiple literacies, thus allowing them to acknowledge the demands of a society in constant change, so as to enable them to act in different contexts with different levels of complexity. That said, during the pedagogical practices included in the curricular internship developed in a 10th grade class at a secondary school in the district of Porto, it was crucial to develop activities from the four domains for teaching and learning Portuguese – reading, writing, grammar and orality – with Literary Education being the introductory element for working each one of them. Thus, throughout this report, firstly it will be presented each of the domains in the light of current literature, and secondly put forward some exercises in which each one of them is independently developed, but also in a complementarity way with all the others. Furthermore, it will also be brought to attention the characteristics of the internship and of the class group, as well as the strategies used throughout the intervention cycles. Este informe de prácticas, elaborado como componente evaluativa del segundo curso del Máster en la Enseñanza del Portugués en la Educación Secundaria Obligatoria y Bachillerato, tiene como objetivo principal reflexionar sobre la enseñanza y el aprendizaje del portugués con el fin de desarrollar habilidades comunicativas en el alumnado del 4.º E.S.O. Para eso, se cree que un trabajo diversificado con los diferentes dominios que constituyen la clase de lengua materna fomenta la adquisición de múltiples alfabetizaciones por parte de los estudiantes, permitiéndoles así responder a las demandas de una sociedad en constante cambio, con el fin de capacitarlos para actuar en distintos contextos con diferentes niveles de complejidad. Puesto eso, en el transcurso de las prácticas pedagógicas integrantes en las prácticas curriculares desarrolladas en una clase del 4.º E.S.O. de una escuela secundaria del distrito de Oporto, se desarrollaron actividades desde los cuatro dominios de enseñanza para el aprendizaje del portugués – la lectura, la escritura, la gramática y la oralidad – siendo la Educación Literaria el punto de partida para trabajar con cada uno de ellos. Así, a lo largo de este informe, en un primer punto se presentará cada uno de los dominios a la luz de la literatura vigente, así como, en un segundo punto, ejercicios donde cada uno de ellos se desarrolla de forma independiente, pero en complementariedad con los demás. Además, se darán a conocer las características de las prácticas y de la clase, así como las estrategias utilizadas a lo largo de los ciclos de intervención. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/92105 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Joana Mafalda Pires Leite.pdf | Relatório de estágio | 3,37 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons