Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92057

TítuloKnowing where you come from. Promoção da interculturalidade na aprendizagem de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Outro(s) título(s)Knowing where you come from. Promoting intercultural competences in primary English teaching
Autor(es)May-Clement, Nancy Marie Gonçalves
Orientador(es)Vieira, Flávia
Palavras-chaveConsciência intercultural
Inglês no 1º CEB
Valores de cidadania
Citizenship values
English in primary school
Intercultural awareness
Data28-Mar-2023
Resumo(s)Este relatório descreve, analisa e avalia o projeto de investigação-ação intitulado “Knowing where you come from” - Promoção da competência intercultural no ensino de Inglês a crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico, implementado numa turma do 4º ano de uma escola do distrito de Braga, realizado no âmbito do estágio do Mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, na Universidade do Minho. O projeto tinha como objetivos: 1) conhecer as perceções e atitudes das crianças relativas à aprendizagem do Inglês; 2) promover a consciência intercultural; 3) desenvolver competências de autorregulação da aprendizagem da língua; 4) avaliar o impacto da intervenção pedagógica na promoção da consciência intercultural. O projeto dividiu-se em três etapas. A primeira refere-se à análise inicial do contexto de intervenção, que permitiu obter um conhecimento geral da turma em questão, a segunda etapa diz respeito ao período de desenvolvimento de diversas atividades e, por último, realizou-se uma avaliação global do impacto do projeto. As principais estratégias de intervenção implementadas foram atividades didáticas que promovessem o desenvolvimento da competência intercultural para uma cidadania democrática, utilizando recursos variados, como histórias, canções, jogos, diálogos, flashcards, imagens e vídeos. No que diz respeito à reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem e para avaliar o potencial do projeto, recorreu-se à aplicação de questionários de autorregulação, à observação das práticas na sala de aula, à análise de trabalhos produzidos pelos alunos, e a conversas informais com eles. Os dados recolhidos indicam que os objetivos do projeto foram atingidos, favorecendo a aprendizagem do Inglês e promovendo o desenvolvimento da consciência intercultural e valores de cidadania.
This report describes, analyzes and evaluates the action research project entitled “Knowing where you come from” - The promotion of intercultural competence in teaching English to children in primary school, implemented in a 4th grade class in a school located in the district of Braga, carried out within the scope of the practicum of the Master in Teaching English for Primary School, at the University of Minho. The project aimed to: 1) know children's perceptions and attitudes towards learning English; 2) promote intercultural awareness; 3) develop skills for self-regulation of language learning; 4) assess the impact of pedagogical intervention on the promotion of intercultural awareness. The project was divided into three stages. The first refers to the initial analysis of the intervention context, which allowed to obtain a general knowledge of the class in question, the second stage concerns the period of development of different activities, and the last stage concerns a global assessment of the project's impact. The main intervention strategies that were implemented focused on didactic activities which promoted the development of intercultural awareness towards a democratic citizenship, using various resources such as stories, songs, games, dialogues, flashcards, images, and videos. The strategies to reflect on the teaching-learning process and evaluate the potential of the project were self-regulation questionnaires, classroom observation, analysis of students’ work, and informal conversations with the children. The data collected indicate that the objectives of the project were achieved, favoring the learning of English, and promoting the development of intercultural awareness and citizenship values.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92057
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Nancy Marie Goncalves.pdfRelatório de estágio6,38 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID