Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/92013
Título: | A metodologia ativa do “Explore First” no 1.º ciclo do ensino básico |
Autor(es): | Maia, Carla Lencastre, José Alberto |
Palavras-chave: | Explore first Ensino básico |
Data: | Mai-2024 |
Editora: | Universidade de Coimbra. Centro de Estudos Interdisciplinares do Século 20 (CEIS20) |
Citação: | Maia, C & Lencastre, J. A. (2024). A metodologia ativa do “Explore First” no 1.º ciclo do ensino básico. In A. A. Carvalho et al. Relatos de Experiências - 6.º Encontro Internacional sobre Jogos e Mobile Learning (pp. 40-47). Centro de Estudos Interdisciplinares – CEIS20. Universidade de Coimbra. |
Resumo(s): | Esta experiência interdisciplinar foi realizada numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, recorrendo à metodologia ativa “Explore First” (Sharples, 2019). Este modelo pedagógico faz do aluno o ator principal da aprendizagem em cenários onde o online se funde com a atividade presencial. O objetivo é que os alunos, trabalhando em pequenos grupos, explorem primeiro um tópico de uma forma autónoma, usando seus conhecimentos prévios para considerar possíveis soluções. Os alunos obtêm uma compreensão mais profunda do problema e dos seus elementos através da pesquisa, online, por exemplo. Em seguida, os alunos explicam a melhor resposta. Após este processo, o professor explica os conceitos essenciais com base nas atividades realizadas pelos alunos, comparando as respostas boas e erradas dos alunos, ajudando-os a consolidar os seus conhecimentos. O objetivo é criar um ambiente de aprendizagem que incentive os alunos a assumir a responsabilidade pela sua aprendizagem. |
Tipo: | Comunicação oral |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/92013 |
ISBN: | 978-989-9196-06-3 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_EJML2024_Relato_de_Experiencia_CarlaMaia&JALencastre.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |