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https://hdl.handle.net/1822/91975
Título: | Jogos e brincadeiras como recursos pedagógicos para a promoção da higiene: um estudo com crianças da Educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico |
Outro(s) título(s): | Games and play as pedagogical resources for the promotion of hygiene: a study with children from Pre-School and Elementary School |
Autor(es): | Maia, Joana Isabel Faria |
Orientador(es): | Vilaça, Teresa |
Palavras-chave: | Brincadeira Educação Pré-Escolar Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Higiene Jogo Play Pre-School Education Elementary School Teaching Hygiene Game |
Data: | 2-Jan-2023 |
Resumo(s): | O presente relatório insere-se no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do
1º Ciclo do Ensino Básico e tem como finalidade apresentar e discutir o Projeto de Intervenção e
Investigação realizado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada. Após uma
observação cuidada do contexto e dos interesses e necessidades dos grupos participantes, o projeto de
intervenção e investigação Jogos e brincadeiras como recursos pedagógicos para a promoção da higiene:
um estudo com crianças da educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico, partiu do seguinte
problema de investigação: Quais são os contributos dos jogos e brincadeiras como recursos didáticos
para a aprendizagem da higiene em crianças do pré-escolar e do 1.ºciclo? A partir deste problema foram
formuladas as seguintes questões de investigação: Como evoluem as conceções das crianças e alunos
do pré-escolar e 1º ciclo sobre a higiene individual? Quais as vantagens da utilização de jogos e
brincadeiras para a promoção da higiene individual na educação pré-escolar e no 1º ciclo? Como evoluem
as competências de trabalho cooperativo nas crianças do 1.º ciclo? Qual é a opinião das crianças da
educação pré-escolar e do 1.º ciclo sobre os jogos e brincadeiras utilizados? As crianças que participaram
neste estudo pertencem a dois grupos de valências diferentes. A nível da Educação Pré-escolar,
colaboraram 8 crianças de 5 anos, sendo 3 crianças do sexo feminino e 5 do sexo masculino. No contexto
de 1º Ciclo do Ensino Básico, estiveram envolvidos 24 alunos, do 2ºano, sendo 16 do sexo feminino e 8
do sexo masculino. Os dados foram recolhidos através de grelhas de observação, diários de aula e análise
documental, nomeadamente trabalhos das crianças, fotografias e gravações de áudios. Os resultados
destas investigações possibilitam-me constatar que os jogos e brincadeiras, enquanto recursos
pedagógicos, além de motivarem e envolverem as crianças no processo de aprendizagem, possibilitam
uma aprendizagem significativa em ciências e o desenvolvimento de competências, nomeadamente, de
trabalho cooperativo. The following report is inserted on the study plan of the master’s degree in Pre-school Education and Elementary School Teaching, its purpose is to present and discuss the Intervention and Research project conducted within the curricular unit “Supervised Teaching Practice”. After a careful observation of the context, interests and necessities of the participating groups, the intervention and research project Games and play as pedagogical resources for the promotion of hygiene: a study with children from pre-school and elementary school, started from the following research problem: What are the contributes of games and play as didactic resources for hygiene learning in pre-school and elementary school children? Through this problem the following research questions were defined: How do pre-school and elementary school children’s and students’ conceptions regarding individual hygiene evolve? What are the advantages in the use of games and play for the promotion of individual hygiene in pre-school education and elementary school? How do cooperative work skills evolve in elementary school children? What is the opinion of pre school and elementary school children regarding the games and play used? The children that participated in this study belong to two groups of different valency. Regarding pre-school education, 8 children with 5 years, of which 3 were female and 5 were male, collaborated. In the context of elementary school, 24 students from second grade were involved, of which 16 were female and 8 were male. The data were gathered through observation grids, class diaries, document analyses, namely children’s work, photographs, and audio recordings. The results of this research allows us to state that games and play, as pedagogical resources, besides motivating and engaging children in the learning process, also permitted significant learning in sciences and the development of competencies, namely, cooperative work. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/91975 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Joana Isabel Faria Maia.pdf | Relatório de estágio | 1,98 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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