Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/91879
Título: | Erro humano nos acidentes de trabalho: contributos na transição para a indústria 5.0 |
Outro(s) título(s): | Human error in accidents at work: contributions in the transition to industry 5.0 |
Autor(es): | Jesus, Hugo Fernando Couto |
Orientador(es): | Costa, Susana Raquel Pinto Leão, Celina Pinto |
Palavras-chave: | Acidentes Erro humano Ergonomia cognitiva Fatores humanos Resiliência Accidents Cognitive ergonomics Human error Human factors Resilience |
Data: | 2-Abr-2024 |
Resumo(s): | As organizações ao longo do tempo têm procurado entender como prevenir acidentes de trabalho para
alcançar os níveis esperados de redução no absentismo. Para entender o que levou ao acidente deve-se
analisá-lo numa perspetiva sistémica, considerando a multiplicidade de fatores presentes no momento:
humanos, do local de trabalho, organizacionais e de gestão. Os acidentes de trabalho ocorrem da
combinação entre os riscos que existem nos locais de trabalho e o comportamento dos colaboradores.
A fiabilidade humana é definida como a probabilidade de uma pessoa não falhar no cumprimento de
tarefas num determinado período, em condições ambientais apropriadas e com recursos disponíveis
para executá-las. Para determinar a fiabilidade humana, é necessário numa avaliação de riscos aferir se
o processamento cognitivo é amplo e complexo, isto porque envolve fatores de desempenho que podem
mudar de acordo com o comportamento do colaborador e respetiva cultura. O presente estudo teve como
objetivo compreender os fatores determinantes do erro humano que estão na origem dos acidentes. Para
a realização do estudo foi elaborada uma ferramenta de recolha de informação que permitiu criar uma
base de dados para posterior análise e revisão da literatura sobre o tema em estudo. Na metodologia
utilizada no estudo foram analisados os acidentes de trabalho de 2022 relacionados com o objetivo em
estudo, ou seja, ocorrências com evidências de falha humana. Posteriormente, foram formuladas
questões de investigação a fim de elaborar uma ferramenta para recolha de informação junto dos
colaboradores, para desta forma compreender a dimensão da falha humana na ocorrência de acidentes
de trabalho e criar um documento de apoio na etapa de controlo da gestão do risco. Pretendeu-se assim
identificar fatores que potenciam um menor grau de atenção, vigilância e esforço, aumentando a
vulnerabilidade dos colaboradores e levando-os a cometer mais erros, especialmente erros de ação, que
são os mais comuns neste nível de análise. Os resultados evidenciaram uma baixa perceção do risco
associada a práticas perigosas. Por outro lado, numa perspetiva mais preventiva, concluiu-se também
que para minimizar o risco de erro humano no local de trabalho, as organizações devem oferecer aos
seus colaboradores formação abrangente sobre procedimentos e protocolos de segurança, enfatizando
a importância de os seguir de forma consistente. Para a realização do estudo destaca-se a participação
dos colaboradores através do feedback da sua perceção sobre fatores potenciadores de risco no
ambiente de trabalho, assim como a orientação da empresa para o objetivo em estudo. No processo de
orientação foi possível esclarecer dúvidas, depois da procura e estudo sobre a temática. Está em
implementação nas investigações de acidentes de trabalho, a compreensão e a dimensão da falha
humana. Organizations over time have sought to understand how to prevent workplace accidents to achieve the expected levels of reduction in absenteeism. To understand what led to the accident, it must be analysed from a systemic perspective, considering the multiplicity of factors present at the time: human, workplace, organizational and management. To understand what led to the accident, it must be analysed from a systemic perspective, considering the multiplicity of factors present at the time: human, workplace, organizational and management. Work accidents occur because of a combination of the risks that exist in the workplace and the behavior of employees. Human reliability is defined as the probability that a person will not fail to perform tasks within a given period, under appropriate environmental conditions and with resources available to perform them. To determine human reliability, it is necessary in a risk assessment to assess whether cognitive processing is broad and complex, because it involves performance factors that can change according to the employee's behavior and respective culture. The present study aimed to understand the determining factors of human error that are at the origin of accidents. To carry out the study, an information collection tool was developed that allowed the creation of a database for subsequent analysis and review of the literature on the topic under study. In the methodology used in the study, work accidents in 2022 related to the objective under study were analysed, that is, occurrences with evidence of human error. Subsequently, research questions were formulated to develop a tool for collecting information from employees, to understand the extent of human error in the occurrence of work accidents and create a supporting document in the control stage of risk management. The aim was to identify factors that lead to a lower level of attention, vigilance and effort, increasing the vulnerability of employees and leading them to make more mistakes, especially errors of action, which are the most common at this level of analysis. The results showed a low perception of risk associated with dangerous practices. On the other hand, from a more preventive perspective, it was also concluded that to minimize the risk of human error in the workplace, organizations must offer their employees comprehensive training on safety procedures and protocols, emphasizing the importance of following them consistent. To carry out the study, the participation of employees stands out through feedback on their perception of factors that increase risk in the work environment, as well as the company's orientation towards the objective under study. During the guidance process, it was possible to clarify doubts, after searching and studying the topic. Understanding and measuring the extent of human error is being implemented in work accident investigations. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Engenharia Humana |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/91879 |
Acesso: | Acesso embargado (3 Anos) |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DPS - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Hugo Fernando Couto Jesus.pdf Até 2027-04-02 | Dissertação de mestrado | 1,64 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons