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TítuloA (re)criação de ambientes digitais e ativos de aprendizagem para o estudo da temática sobre a guerra colonial: um estudo com alunos do 2.º CEB
Autor(es)Graça, Vânia
Solé, Glória
Ramos, Altina
Palavras-chaveAmbientes digitais
Consciência histórica
Guerra Colonial
Pensamento histórico
2.º CEB
Digital environments
Historical consciousness
Colonial War
Historical thinking
2nd CEB
Data2024
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
CitaçãoGraça, V., Solé, G., & Ramos, A. (2024). A (re)criação de ambientes digitais e ativos de aprendizagem para o estudo da temática sobre a guerra colonial: um estudo com alunos do 2.º CEB (pp. 538-547). In A. J. Osório, M. J. Gomes, A. Ramos, & A. L. Valente (Eds.), XIII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges 2024: Espaços e Caminhos OnLife (pp. 538-547), Editora Universidade do Minho.
Resumo(s)A Era Digital em que vivemos exige novas formas de aprender História, que pode passar pela (re)criação de ambientes digitais e ativos de aprendizagem capazes de oferecer contributos para o desenvolvimento do pensamento histórico e da consciência histórica dos alunos, operacionalizados no modelo de aula-oficina. Os participantes são alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico de um agrupamento de escolas em Portugal. Seguiu-se uma metodologia qualitativa, em particular o método de estudo de caso, e utilizaram-se várias técnicas e instrumentos de recolha de dados: inquérito por questionário, Focus Group aos alunos, entrevistas semiestruturada ao professor, observação participante, bem como os trabalhos produzidos pelos alunos, exercícios de consciência histórica e questionários de metacognição. Para a análise dos dados qualitativos utilizaram-se as técnicas de análise da Grounded Theory, com recurso ao software NVivo, e para os quantitativos a estatística descritiva com o software SPPS. O trabalho de campo contemplou quatro sessões de intervenção com diferentes temáticas. Nesta comunicação, apenas será apresentada a atividade acerca da temática da Guerra Colonial implementada no 2.º CEB, nomeadamente a análise realizada às duas questões do questionário de metacognição aplicado à turma. Os resultados evidenciaram que a tarefa que mais ajudou nessa aprendizagem histórica sobre o tema foi a colocação de questões, em sala de aula, a um ex combatente da Guerra Colonial, seguido da construção da narrativa história em formato de carta do combatente no Book Creator, e da realização do exercício de consciência histórica na plataforma Socrative. Além disso, relativamente às aprendizagens construídas acerca da Guerra Colonial, os alunos evidenciaram progressão ao nível das ideias históricas, apresentando ideias mais explícitas, que espelham não só o desenvolvimento do seu pensamento histórico, mas também da sua consciência histórica.
The Digital Age in which we live calls for new ways of learning history, which can involve the (re)creation of digital and active learning environments capable of contributing to the development of students' historical thinking and historical consciousness, operationalised in the workshop-classroom model. The participants are 2nd cycle primary school students from a school cluster in Portugal. A qualitative methodology was followed, in particular the case study method, and various data collection techniques and instruments were used: questionnaire survey, focus group with the students, semi-structured interviews with the teacher, participant observation, as well as the work produced by the students, historical consciousness exercises and metacognition questionnaires. The qualitative data was analysed using Grounded Theory techniques, using NVivo software, and the quantitative data was analysed using descriptive statistics with SPPS software. The fieldwork included four intervention sessions with different themes. In this communication, only the activity on the Colonial War theme implemented in the 2ndgrade will be presented, namely the analysis of the two questions in the metacognition questionnaire applied to the class. The results showed that the task that most helped with historical learning on the subject was asking a former Colonial War combatant questions in class, followed by constructing a historical narrative in the form of a combatant's letter on Book Creator, and carrying out a historical consciousness exercise on the Socrative platform. In addition, with regard to the lessons learnt about the Colonial War, the students showed progression in terms of their historical ideas, presenting more explicit ideas that reflect not only the development of their historical thinking, but also their historical consciousness.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/91787
ISBN978-989-53959-1-0
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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