Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/91787
Título: | A (re)criação de ambientes digitais e ativos de aprendizagem para o estudo da temática sobre a guerra colonial: um estudo com alunos do 2.º CEB |
Autor(es): | Graça, Vânia Solé, Glória Ramos, Altina |
Palavras-chave: | Ambientes digitais Consciência histórica Guerra Colonial Pensamento histórico 2.º CEB Digital environments Historical consciousness Colonial War Historical thinking 2nd CEB |
Data: | 2024 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) |
Citação: | Graça, V., Solé, G., & Ramos, A. (2024). A (re)criação de ambientes digitais e ativos de aprendizagem para o estudo da temática sobre a guerra colonial: um estudo com alunos do 2.º CEB (pp. 538-547). In A. J. Osório, M. J. Gomes, A. Ramos, & A. L. Valente (Eds.), XIII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges 2024: Espaços e Caminhos OnLife (pp. 538-547), Editora Universidade do Minho. |
Resumo(s): | A Era Digital em que vivemos exige novas formas de aprender História,
que pode passar pela (re)criação de ambientes digitais e ativos de aprendizagem
capazes de oferecer contributos para o desenvolvimento do pensamento histórico e
da consciência histórica dos alunos, operacionalizados no modelo de aula-oficina.
Os participantes são alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico de um agrupamento de
escolas em Portugal. Seguiu-se uma metodologia qualitativa, em particular o
método de estudo de caso, e utilizaram-se várias técnicas e instrumentos de recolha
de dados: inquérito por questionário, Focus Group aos alunos, entrevistas
semiestruturada ao professor, observação participante, bem como os trabalhos
produzidos pelos alunos, exercícios de consciência histórica e questionários de
metacognição. Para a análise dos dados qualitativos utilizaram-se as técnicas de
análise da Grounded Theory, com recurso ao software NVivo, e para os
quantitativos a estatística descritiva com o software SPPS. O trabalho de campo
contemplou quatro sessões de intervenção com diferentes temáticas. Nesta
comunicação, apenas será apresentada a atividade acerca da temática da Guerra
Colonial implementada no 2.º CEB, nomeadamente a análise realizada às duas
questões do questionário de metacognição aplicado à turma. Os resultados
evidenciaram que a tarefa que mais ajudou nessa aprendizagem histórica sobre o
tema foi a colocação de questões, em sala de aula, a um ex combatente da Guerra
Colonial, seguido da construção da narrativa história em formato de carta do
combatente no Book Creator, e da realização do exercício de consciência histórica
na plataforma Socrative. Além disso, relativamente às aprendizagens construídas
acerca da Guerra Colonial, os alunos evidenciaram progressão ao nível das ideias
históricas, apresentando ideias mais explícitas, que espelham não só o
desenvolvimento do seu pensamento histórico, mas também da sua consciência
histórica. The Digital Age in which we live calls for new ways of learning history, which can involve the (re)creation of digital and active learning environments capable of contributing to the development of students' historical thinking and historical consciousness, operationalised in the workshop-classroom model. The participants are 2nd cycle primary school students from a school cluster in Portugal. A qualitative methodology was followed, in particular the case study method, and various data collection techniques and instruments were used: questionnaire survey, focus group with the students, semi-structured interviews with the teacher, participant observation, as well as the work produced by the students, historical consciousness exercises and metacognition questionnaires. The qualitative data was analysed using Grounded Theory techniques, using NVivo software, and the quantitative data was analysed using descriptive statistics with SPPS software. The fieldwork included four intervention sessions with different themes. In this communication, only the activity on the Colonial War theme implemented in the 2ndgrade will be presented, namely the analysis of the two questions in the metacognition questionnaire applied to the class. The results showed that the task that most helped with historical learning on the subject was asking a former Colonial War combatant questions in class, followed by constructing a historical narrative in the form of a combatant's letter on Book Creator, and carrying out a historical consciousness exercise on the Socrative platform. In addition, with regard to the lessons learnt about the Colonial War, the students showed progression in terms of their historical ideas, presenting more explicit ideas that reflect not only the development of their historical thinking, but also their historical consciousness. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/91787 |
ISBN: | 978-989-53959-1-0 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CAP. Vânia Graça_.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |