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TítuloAdaptação à carreira em estudantes e estudantes-trabalhadores
Outro(s) título(s)Career adaptation in non-working and working students
Autor(es)Soares, Joana Antunes Guimarães
Orientador(es)Taveira, Maria do Céu
Palavras-chaveAdaptação à carreira
Ensino superior
Estudantes-trabalhadores
Universitários
Career adaptation
Higher education
Working students
University students
Data10-Mai-2024
Resumo(s)O estudo explicativo dos processos de adaptação ao ensino superior, por diferentes grupos de estudantes, pode ter implicações importantes para o desenho das intervenções de carreira com universitários. Deste modo, o objetivo principal desta investigação foi testar um novo racional teórico sobre o processo de adaptação académica em estudantes e estudantes-trabalhadores. Este teve por base duas teorias contemporâneas da carreira com vasta validação empírica, a teoria sociocognitiva e a teoria da construção da carreira. Especificamente, procurou-se analisar se variáveis de contexto (i.e., suporte social percebido), e variáveis pessoais de carreira (i.e., orientação protena, adaptabilidade, comportamentos adaptativos), prediziam positivamente resultados objetivos (i.e., rendimento académico) e subjetivos (i.e., certeza, bem-estar académico, satisfação geral com a vida) de adaptação ao ensino superior nos dois grupos de estudantes referidos. Para cumprir este objetivo, foi necessário proceder à validação de três medidas que, posteriormente, integraram o teste ao modelo proposto. Referimos uma medida de orientação proteana de carreira e duas versões reduzidas das medidas sobre adaptabilidade e comportamentos de carreira adaptativos. O estudo de validação ao modelo teórico proposto incluiu 335 estudantes e 188 estudantes-trabalhadores, que responderam voluntariamente a medidas de orientação proteana, suporte social, adaptabilidade e comportamentos adaptativos de carreira, rendimento e bem-estar académico, certeza na carreira e satisfação geral com a vida. Os resultados dos estudos de validação das medidas de orientação proteana de carreira, adaptabilidade e comportamentos adaptativos apontaram para valores satisfatórios de validade e fiabilidade, permitindo o seu uso na investigação e prática com universitários portugueses. Os resultados do teste ao modelo teórico, indicaram um ajuste adequado e invariância nos dois grupos de estudantes. Entre os contributos da presente dissertação destacam-se, o enriquecimento da literatura de avaliação psicológica em Portugal e os contributos para a prática psicológica nesta população. Neste caso, a promoção de uma rede de suporte e o desenvolvimento de agência face à carreira parece contribuir positivamente para a adaptação ao ensino superior.
The explanatory study of adaptation processes to higher education by different groups of students can have important implications for designing career interventions with university students. Thus, the major goal of this research was to test a new theoretical rationale on the academic adaptation process in students and working student. This was based on two contemporary career theories with extensive empirical validation: the socio-cognitive theory and the career construction theory. Specifically, the study aimed to analyze whether contextual variables (i.e., perceived social support) and personal career variables (i.e., protean orientation, adaptability, adaptive behaviors) positively predicted objective outcomes (i.e., academic achievement) and subjective outcomes (i.e., certainty, academic well-being, overall life satisfaction) in adapting to higher education, in the two groups of mentioned students. To fulfill this objective, we validated three measures that were later included in the test of the proposed model. These include a measure of protean career orientation and two reduced versions of the measures of adaptability and adaptive career behavior. The study of the proposed model included 335 students and 188 working students, who voluntarily responded to measures of protean orientation, social support, career adaptability, and adaptive behaviors, academic performance and well-being, career certainty, and overall life satisfaction. The results of studies validating the protean career orientation, adaptability, and adaptive behaviors measures, indicated satisfactory indices of validity and reliability, allowing the measures’ use in research and practice with Portuguese university students. The results of the theoretical model test indicated an adequate fit and invariance across students’ groups. Among the contributions of this dissertation, we highlight the enrichment of the psychological assessment literature in Portugal and the contributions to psychological practice within this population. For the latter case, the promotion of a support network and the development of agency toward one's career seem to contribute positively to higher education adaptation.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Psicologia (ramo do conhecimento em Aprendizagem, Instrução e Carreira)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/91605
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIPsi - Teses de Doutoramento

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