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https://hdl.handle.net/1822/91475
Título: | A comunicação digital no processo de internacionalização de uma marca de moda: a adaptação a um novo mercado - o estudo de caso da Frambooesas |
Outro(s) título(s): | Digital communication in the internationalization process of a fashion brand: adaptation to a new market – the case study of Frambooesas |
Autor(es): | Soares, Diana Vidal |
Orientador(es): | Amaral, Inês Castro Vasconcelos Martins |
Palavras-chave: | Comunicação Digital Internacionalização Mercado espanhol Moda Communication Fashion Internationalization Spanish market |
Data: | 3-Jan-2024 |
Resumo(s): | Como resposta às exigências e restrições impostas pela realidade empresarial atual, as marcas
de moda encontram na internacionalização através do digital uma oportunidade que lhes permite
crescer e adquirir reputação além-fronteiras, de forma rápida e prática. Neste contexto de
internacionalização, é com recurso à comunicação digital que as marcas se conectam com os
consumidores do novo mercado.
Não obstante, o ato de internacionalizar expõe a marca a diferenças culturais e a consumidores
com necessidades e preferências especificas, podendo erguer-se barreiras na hora de comunicar.
Assim, torna-se essencial dedicar esforços à análise e compreensão das necessidades do mercado
alvo e, à consequente adaptação da abordagem comunicacional, garantindo uma boa e adequada
comunicação com futuros consumidores.
Neste âmbito, a presente investigação procurou perceber como é que uma marca de moda de
praia portuguesa – a Frambooesas – deve adaptar a sua atual estratégia de comunicação digital
para alcançar corretamente os consumidores de um novo mercado, potencializando o sucesso da
sua internacionalização.
Considerando o objetivo, foi adotada uma metodologia mista sequencial que englobou,
primeiramente, a realização de uma entrevista à CEO da Frambooesas e, posteriormente, a
construção e aplicação de um questionário junto de consumidoras do mercado doméstico e
destino.
Sem desconsiderar a compreensão de várias similaridades, os resultados obtidos validaram a
existência de diferenças significativas entre os mercados, conduzindo assim à necessidade de
adaptar alguns dos elementos que compõem a estratégia de comunicação da marca. Nesse
sentido, foi desenvolvida uma proposta de adaptação. As a response to the demands and restrictions imposed by today's business reality, fashion brands find in internationalization through digital an opportunity that allows them to grow and acquire reputation across borders, quickly and practically. In this context of internationalization, it is through digital communication that brands connect with consumers in the new market. However, the act of internationalizing exposes the brand to cultural differences and consumers with specific needs and preferences, and barriers can be erected when it comes to communicating. Thus, it is essential to dedicate efforts to the analysis and understanding of the needs of the target market and the consequent adaptation of the communication approach, ensuring good and adequate communication with future consumers. In this context, this research sought to understand how a Portuguese beachwear brand – Frambooesas – should adapt its current digital communication strategy to correctly reach consumers in a new market, enhancing the success of its internationalization. Considering the objective, a mixed sequential methodology was adopted, which included, firstly, an interview with the CEO of Frambooesas and, later, the construction and application of a questionnaire with consumers in the domestic and destination markets. Without disregarding the understanding of several similarities, the results obtained validated the existence of significant differences between the markets, thus leading to the need to adapt some of the elements that make up the brand's communication strategy. In this sense, a proposal for adaptation was developed. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/91475 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DET/2C2T - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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