Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91458

TítuloBranding de organizações sem fins lucrativos numa ótica de design social, um estudo exploratório
Outro(s) título(s)Branding of non-profit organizations from a social design perspective, an exploratory study
Autor(es)Oliveira, Diana Sofia Gomes
Orientador(es)Guedes, Graça
Palavras-chaveDesign social
Imagem institucional
Comunicação
Desenvolvimento local
Inclusão
Branding de organizações sem fins lucrativos (ONGs)
Social design
Institutional image
Communication
Local development
Inclusion
Branding of non-profit organizations (NGOs)
Data21-Abr-2023
Resumo(s)O presente trabalho tem como ponto de partida a compreensão do impacto do design social no território local e no desenvolvimento socioeconómico das suas populações. Como refere o Prof. Dr. Afonso Moreno, as associações têm sofrido enormes mutações, quer na ideologia quer no funcionamento. Nas últimas décadas observa-se o aparecimento de novas organizações, devido a fatores evolutivos e de interesses geracionais, mas também devido ao envelhecimento de outras estruturas. O design não ficou indiferente a estes fatores. Se a maior parte das novas organizações sem fins lucrativos já se encontram dentro dos parâmetros sociais e de exigências comunicacionais das populações atuais, as mais antigas em muitos casos não acompanharam a mudança. É manifestamente nefasto o afastamento das instituições da criação e manutenção da sua imagem social e da comunicação, essencial na atualidade, o que tem contribuído para que se verifique um afastamento das populações das atividades destas instituições. Para este tipo de organizações e para que elas mantenham a sua essência cultural, o design e a comunicação são ferramentas fundamentais a partir das quais é possível fomentar novas dinâmicas sociais. Diversas técnicas e materiais tradicionais, dominadas e ainda detidas pelas pessoas que participam de múltiplas organizações sem fins lucrativos, podem ser usados como alternativa às necessidades de competências do mercado e, em simultâneo criarem oportunidades de criação de valor e de geração de rendimentos para grupos que carecem de ocupação e/ou rendimentos adicionais. Competências científicas, técnicas artesanais e espaços físicos representam a identidade cultural de grupos populacionais. É aqui que o design assume a sua função social de inovação. As intervenções estruturadas projetam esses núcleos culturais com vista a criar espaços cívicos de inclusão e cooperação, conciliando os diversos estilos de vida onde a “pessoa” pode crescer intelectualmente e gerar oportunidades de trabalho e de lazer. Este projeto foca a importância de um desenvolvimento sustentável baseado em novas formas de organização social e na difusão entre as populações de uma cultura de design. O design social potência a iniciativa, o empreendedorismo aplicado ao espaço local, tornando-se uma mais-valia para o cooperativismo e a inclusão social. Orientado para o estudo e apoio às organizações sem fins lucrativos, apresenta um modelo de intervenção que se poderá traduzir em inovação, valorização local, maior visibilidade da identidade das instituições, com impacto no desenvolvimento económico sustentado localmente. O caso em estudo, o Projeto UNOS, surge como um modelo de intervenção e comunicação desenvolvido para promover a comunicação nas instituições sem fins lucrativos locais, e demonstra que o desenvolvimento da comunicação lhes permite criar dinâmicas de cooperação com outras organizações sem fins lucrativos e empresas locais, aumentando o impacto das suas atividades e gerando valor para as comunidades locais.
The present work has as its starting point the understanding of the impact of social design in the local territory and the socioeconomic development of its populations. As mentioned by Prof. Dr Afonso Moreno, associations have undergone enormous mutations, both in ideology and in functioning. In recent decades, the emergence of new organizations has been observed, due to evolutionary factors and generational interests, but also due to the ageing of other structures. The design was not indifferent to these factors. If most of the new non-profit organizations are already within the social parameters and communication requirements of today's populations, the older ones in many cases have not kept up with the change. The distancing of institutions from creating and maintaining their social image and communication, essential today, is manifestly harmful, which has contributed to the distancing of populations from the activities of these institutions. For this type of organization and for them to maintain its cultural essence, design and communication are fundamental tools from which it is possible to foster new social dynamics. Several traditional techniques and materials, dominated and still held by people who participate in multiple non-profit organizations, can be used as an alternative to the skills needs of the market and, at the same time, create opportunities for value creation and income generation for groups that need occupation and/or additional income. The distancing of institutions from creating and maintaining their social image and communication, essential today, is manifestly harmful, which has contributed to the distancing of populations from the activities of these institutions. For this type of organization and for them to maintain its cultural essence, design and communication are fundamental tools from which it is possible to foster new social dynamics. Several traditional techniques and materials, dominated and still held by people who participate in multiple non-profit organizations, can be used as an alternative to the skills needs of the market and, at the same time, create opportunities for value creation and income generation for groups that need occupation and/or additional income. Scientific skills, craft techniques and physical spaces represent the cultural identity of population groups. It is here that design assumes its social function of innovation. Structured interventions design these cultural centers with a view to creating civic spaces for inclusion and cooperation, reconciling the different lifestyles where the "person" can grow intellectually and generate opportunities for work and leisure. This project focuses on the importance of sustainable development based on new forms of social organization and the dissemination of a design culture among populations. Social design enhances initiative, and entrepreneurship is applied to the local space, becoming an added value for cooperative and social inclusion. Oriented towards the study and support of non-profit organizations, it presents an intervention model that could translate into innovation, local appreciation, and greater visibility of the institutions' identity, with an impact on local sustained economic development. The case under study, the UNOS Project, emerges as an intervention and communication model developed to promote communication in local non-profit institutions and demonstrates that the development of communication allows them to create cooperation dynamics with other non-profit organizations and companies, increasing the impact of its activities and generating value for local communities.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda
URIhttps://hdl.handle.net/1822/91458
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DET/2C2T - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
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