Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91385

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrito, Irenepor
dc.date.accessioned2024-05-16T14:16:18Z-
dc.date.available2024-05-16T14:16:18Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.isbn978-989-8561-12-1por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/91385-
dc.description.abstractO matemático e filósofo Pitágoras foi um dos primeiros a dedicar-se ao estudo da relação entre a matemática e a música. Com o monocórdio descobriu relações entre intervalos musicais e proporções numéricas e desenvolveu o primeiro sistema de afinação — o sistema pitagórico — para construir a escala musical. No entanto este sistema não era consistente; pois, por exemplo, doze intervalos de quinta não correspondiam a sete intervalos de oitava. O erro que resulta dessa diferença é designado por coma pitagórico e torna impossível a utilização de algumas tonalidades. Com o decorrer dos séculos foram propostos novos sistemas para resolver esse problema, ajustando ou temperando os intervalos da escala musical. Neste trabalho são apresentados sistemas de afinação que foram desenvolvidos ou aplicados no século XVIII e as resoluções matemáticas correspondentes.por
dc.description.abstractThe mathematician and philosopher Pythagoras was the first who studied the relation between mathematics and music. With the monochord he discovered relations between musical intervals and numeric proportions and developed the first tuning system — the pythagorean tuning system — in order to construct the musical scale. However, this system was not consistent, since, for example, twelve intervals of fifths did not correspond to seven octaves. The error due to this difference is designated as pythagorean comma and hinders the use of some tonalities. Over the centuries, new systems have been proposed in order to solve this problem by adjusting the intervals of the musical scale. In this work are presented tuning systems that were developed or applied in the 18th century and the corresponding mathematical resolutions.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMatemática e músicapor
dc.subjectIntervalos musicaispor
dc.subjectSistemas de afinaçãopor
dc.subjectMathematics and musicpor
dc.subjectMusical intervalspor
dc.subjectTuning systemspor
dc.titleMatemática e Música — sistemas de afinação no século XVIIIpor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationConferenceDate13-14 de outubro 2017por
sdum.event.titleEncontro 3M+1: História da Matemática, da Música e Militarpor
oaire.citationStartPage160por
oaire.citationEndPage169por
sdum.conferencePublicationEstudos de História da Matemática, da Música e Militarpor
Aparece nas coleções:CMAT - Artigos em atas de conferências e capítulos de livros com arbitragem / Papers in proceedings of conferences and book chapters with peer review

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
3m+1_(pp160-169)IBrito.pdfartigo atas 3M+112,15 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID