Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91311

TítuloSer professor de filosofia hoje: o ensino e aprendizagem da metodologia do trabalho filosófico
Outro(s) título(s)Being a philosophy teacher today: teaching and learning the methodology of philosophical work
Autor(es)Borges, Isabel Reis
Orientador(es)Manso, Artur
Palavras-chaveEstágio pedagógico
Metodologia
Ensino
Aprendizagem
Professor de filosofia
Didática da filosofia
Necessidades pedagógicas
Estratégias pedagógicas
Métodos de ensino
Marketing público
Marketing educacional
Pedagogical internship
Methodology
Teaching
Learning
Philosophy teacher
Philosophy didactics
Pedagogical needs
Pedagogical strategies
Teaching methods
Public marketing
Educational marketing
Data16-Out-2023
Resumo(s)Realizei o estágio pedagógico na Escola Secundária Vitorino Nemésio, na Ilha Terceira, na Região Autónoma dos Açores. Na origem do tema do meu Projeto de Intervenção Pedagógica, Ser professor de filosofia hoje: o ensino e aprendizagem da metodologia do trabalho filosófico, encontram-se duas perguntas a que procurei responder durante o estágio: à luz do Perfil de Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais e Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, como se ensina Filosofia? e qual o papel do professor na organização educativa? O tema foi pensado sobre três eixos orientadores: 1) o conceito de metodologia e didática de ensino-aprendizagem de Filosofia, 2) os textos fundamentais de Direito Público Português que orientam e regulam a atividade docente ao longo do percurso da escolaridade obrigatória acima referidos e, 3) a metodologia do trabalho filosófico. A literatura convoca-nos a agir por inteiro, a assumir um papel integral na organização educativa. Foi o que fiz e o resultado será aqui apresentado.
I completed my teaching internship at Escola Secundária Vitorino Nemésio, on Terceira Island, in the Autonomous Region of the Azores. My Pedagogical Intervention Project, Being a philosophy teacher today: teaching and learning the methodology of philosophical work, was written with two questions in mind, that I tried to answer during the internship: according to the Students Profile leaving High School, the Essential Learnings and the National Citizenship Education Strategy, how can one teach Philosophy? And what is the role of the teacher in the educational organization? The theme was thought with three guiding axes: 1) the concept of philosophy teaching-learning methodology and didactics, 2) the fundamental texts of Portuguese Public Law that guide and regulate teaching activity throughout the course of compulsory education above-mentioned and 3) the methodology of the philosophical work. Literature calls us to act fully, to assume an integral role in the educational organization. That's what I did and the result was unexpected. The result will be presented here.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/91311
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Isabel Reis Borges.pdfRelatório de estágio21,77 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID