Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91300

TítuloA percepção dos gestores acerca da relação família-escola e a participação da família: um estudo de caso de uma escola de Brasília – Distrito Federal, Brasil
Outro(s) título(s)Managers’ perception of the family - school relationship and family participation: a case study of a school in Brasilia – Federal District, Brazil
Autor(es)Lima, Divaneth Medeiros de
Orientador(es)Martins, Fernanda
Palavras-chaveEscola
Família
Gestão escolar
Organização educativa
Participação
Educational organization
Family
Participation
School management
School
Data1-Mar-2024
Resumo(s)Neste estudo, tem-se, como objetivo, descrever e analisar as percepções dos gestores sobre a relação família-escola e caracterizar a participação das famílias na escola investigada. No âmbito da metodologia, adota-se uma abordagem qualitativa a partir de um estudo de caso de uma escola pública localizada em Brasília, Distrito Federal, Brasil, intitulada, aqui, como Escola A. A escolha da unidade escolar se deve ao seu valor histórico, sua proposta didático-pedagógica inovadora no cenário brasileiro e a quantidade de alunos atendidos anualmente. Como instrumento de coleta de dados, foram aplicadas nove entrevistas semiestruturadas a gestores escolares e a outros profissionais da educação. Essa técnica de investigação oportunizou a expressão dos entrevistados com naturalidade e espontaneidade a fim de estabelecer proximidade e, assim, evitar desconfortos/ constrangimentos diante da rememoração e da verbalização das experiências e vivências. Foi realizada, ainda, a análise documental, permitindo a coleta de informações empíricas da rotina escolar e suas dinâmicas próprias. Ademais, foram feitas pesquisa documental e pesquisa bibliográfica, sendo a primeira da legislação vigente e das políticas internas da escola (regimento escolar interno, projeto político-pedagógico, plano de ação da escola, dentre outros) e a segunda dos referenciais teóricos da Educação, em especial a respeito da gestão escolar, tanto no âmbito brasileiro (Luck, 1994, Motta, 1990; Szymanski, 2009), quanto no português (Torres, 2008; Lima, 1998; 2001; 2002; 2004; 2018a; 2018b). O instrumento de análise assumido foi a análise de conteúdo, proposto por Bardin (2009). Como resultado, foram propostos cinco eixos temáticos (1. Percepções e acolhimento; 2. Comunicação e interação; 3. Participação e envolvimento familiar; 4. Conflitos e Gerenciamento de Diferenças; 5. Corresponsabilidade e Legislação), dos quais foram depreendidas 14 categorias para caracterizar as unidades de registro das falas dos nove entrevistados. A análise de conteúdo, seguindo o protocolo de Bardin (2009), revelou a aderência a todas as categorias, embora com diferentes formas de apresentação, pois cada entrevistado expressou percepções distintas sobre a participação e o envolvimento familiar na organização escolar, ora de forma mais passiva, ora mais ativa, conforme a proposta de Lima (1998). A contribuição deste trabalho reside, portanto, na identificação de estratégias de participação e no entendimento dessas nuances da relação família-escola. Por conseguinte, esta investigação, por meio do estudo de caso, oferece sugestões e recomendações para a melhoria dessa relação ao final da descrição dos resultados.
This study aims to describe and analyze managers' perceptions of the family-school relationship and characterize the participation of families in the school investigated. Within the scope of the methodology, a qualitative approach is adopted based on a case study of a public school located in Brasília, Federal District, Brazil, titled here as “School A”. The choice of the school unit is due to its historical value, its innovative didactic-pedagogical proposal in the Brazilian scenario and the number of students enrolled annually. As a data collection instrument, nine semi-structured interviews were administered to school managers and other education professionals. This investigation technique allowed the interviewees to express themselves naturally and spontaneously in order to establish proximity and, thus, avoid discomfort/embarrassment when faced with remembering and verbalizing experiences. Document analysis was also carried out, allowing the collection of empirical information on the school routine and its specific dynamics. Furthermore, documentary research and bibliographical research were carried out, the first being on current legislation and the school's internal policies (internal school regulations, political-pedagogical project, school action plan, among others) and the second on the theoretical references of Education, in particular regarding school management, both in Brazil (Luck, 1994, Motta, 1990; Szymanski, 2009), and in Portugal (Torres, 2008; Lima, 1998; 2001; 2002; 2004 2018a; 2018b). The assumed analysis instrument was content analysis, proposed by Bardin (2009). As a result, five thematic axes were proposed (1. Perceptions and reception; 2. Communication and interaction; 3. Participation and family involvement; 4. Conflicts and Difference Management; 5. Co-responsibility and Legislation), from which 14 categories were inferred for characterize the units of recording the speeches of the nine interviewees. Content analysis, following Bardin's (2009) protocol, revealed adherence to all categories, although with different forms of presentation, as each interviewee expressed different perceptions about family participation and involvement in the school organization, sometimes in a more passive, sometimes more active, as proposed by Lima (1998). The contribution of this work lies, therefore, in identifying participation strategies and understanding these nuances of the family-school relationship. Therefore, this investigation, through the case study, offers suggestions and recommendations for improving this relationship at the end of the description of the results.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Administração Educacional)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/91300
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Divaneth Medeiros de Lima.pdfDissertação de mestrado2,38 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID