Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91284

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorZoettl, Peter Antonpor
dc.date.accessioned2024-05-08T08:29:32Z-
dc.date.available2024-05-08T08:29:32Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationZoettl, P. A. (2016). Film as Comrade-in-Arms: Image, Drama, and Identity in the Hã-Hã-Hãe Struggle for Recognition. Latin American Research Review. Project MUSE. http://doi.org/10.1353/lar.2016.0004por
dc.identifier.issn0023-8791-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/91284-
dc.description.abstractThe article reflects on the relation of drama, image, and anthropological “writing” from a visual anthropological perspective, based on the case of the Hã-Hã-Hãe indigenous people from northeastern Brazil and the production of a short participatory video documentary in support of the Hã-Hã-Hãe’s case. Drama is discussed as a genre that provides the basis not only for the filmic representation of the Hã-Hã-Hãe’s struggle for recognition but also for the public negotiation of the Indians’ story and the social drama of which they are a part. Due to the nature of the subject, the article is presented as a work in progress, tracing the author’s engagement with a continuously developing narrative and seeking to give an account of the fragmentary and event-oriented nature of ethnographic representation.por
dc.description.abstractO presente artigo reflete sobre a relação entre drama, imagem e “escrita” antropológica, baseado no caso dos índios Hã-Hã-Hãe do Nordeste brasileiro e a produção de um pequeno vídeo documental participativo para apoiar a sua causa, a partir de uma perspetiva da antropologia visual. “Drama” é discutido como um género narrativo que domina não somente a representação fílmica da luta de reconhecimento dos Hã-Hã-Hãe, mas também a negociação pública da sua “história” e do “drama social” do qual fazem parte. Devido ao caráter dinâmico do caso dos Hã-Hã-Hãe, o artigo apresenta-se como um contínuo work-in-progress, seguindo o relacionamento do autor com uma narrativa em constante desenvolvimento, procurando, desta forma, problematizar a natureza fragmentada da representação etnográfica.por
dc.description.sponsorshipThe research for this paper was financed by a postdoctoral grant from the Portuguese Foundation for Science and Technology (FCT).por
dc.language.isoengpor
dc.publisherLatin American Studies Association (LASA)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleFilm as Comrade-in-Arms: Image, drama, and identity in the Hã-Hã-Hãe struggle for recognitionpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://doi.org/10.1353/lar.2016.0004por
oaire.citationStartPage3por
oaire.citationEndPage21por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationVolume51por
dc.identifier.eissn1542-4278-
dc.identifier.doi10.1353/lar.2016.0004por
dc.subject.fosCiências Sociais::Sociologiapor
sdum.journalLatin American Research Reviewpor
oaire.versionAMpor
Aparece nas coleções:CRIA-UMinho - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Comrade-in-arms AAM_2.pdfAuthor's Accepted Manuscript368,47 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID