Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91262

TítuloA mudança concetual em “Estudo do Meio” e em “História e Geografia de Portugal”
Outro(s) título(s)Conceptual change in Environment Study and in a History and Geography of Portugal
Autor(es)Sá, Ana Margarida Monteiro de
Orientador(es)Abay, Cristiana Martinha Maia Oliveira Fonseca Costa
Palavras-chaveConceções prévias
Ensino da Geografia
Mudança concetual
Conceptual change
Learning geography
Previous conceptions
Data29-Dez-2022
Resumo(s)No âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada foi desenvolvido o presente relatório de estágio, com o objetivo de adquirir os requisitos para a obtenção de grau Mestre em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º ciclo do Ensino Básico. No total, a prática pedagógica teve uma duração de trinta semanas, entre outubro de 2021 e junho de 2022. Esta prática esteve dividida entre catorze semanas no 1º Ciclo do Ensino Básico e dezasseis semanas no 2º Ciclo do Ensino Básico. No contexto do 1º ciclo do Ensino Básico a prática incidiu numa turma de 3º ano de escolaridade e no 2º ciclo do Ensino Básico incidiu em duas turmas, uma de 5º ano e outra do 6º ano de escolaridade em História e Geografia de Portugal. Neste sentido, o presente relatório descreve um projeto de intervenção pedagógica, cuja temática consiste na mudança das conceções prévias dos alunos em Geografia do 1º ciclo e do 2º ciclo do ensino básico, tendo sido orientado por alguns objetivos que se pretendeu ver respondidos de forma adequada e objetiva. Para tal, foram delineadas algumas estratégias de ensino enriquecedoras que procuraram aferir o conhecimento prévio dos alunos e o desenvolvimento desses mesmos conhecimentos, de forma a promover o desenvolvimento das aprendizagens. A principal conclusão que se retira dos resultados obtidos desta intervenção pedagógica é que a maioria dos alunos envolvidos neste estudo possui conhecimentos prévios gerais sobre os diversos temas a serem trabalhados em sala de aula, mas estes conhecimentos não são devidamente fundamentados. Por isso, essa fundamentação é adquirida ao longo do processo de ensino-aprendizagem aquando do aprofundamento desses mesmos conhecimentos. Ou seja, os conhecimentos prévios são a base do conhecimento que os alunos possuem e que são posteriormente didaticamente trabalhados. Também se pode concluir que a maioria dos alunos possui um pensamento crítico, observador e perspicaz no que à abordagem da Geografia e de fenómenos geográficos diz respeito.
Within the scope of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice, this internship report was developed, with the aim of acquiring and implementing the requirements for obtaining a Master’s degree in Teaching in the 1st cycle of Elementary Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd cycle of Elementary Education. In total, the pedagogical practice lasted for (total number of weeks) between October 2021 and June 2022. This practice was divided between fourteen weeks in the 1st cycle of Elementary Education and sixteen weeks in the 2nd cycle of Elementary Education. In the 1st cycle the practice focused on a 3rd grade class and in the 2nd cycle it focused on two classes, one of the 5th year and the other of the 6th year of schooling in History and Geography of Portugal. In this sense, this report is part of a pedagogical intervention project, whose topic is the change students' preconceptions in Geography in the 1st cycle and 2nd cycle of elementary education, having been guided by some objectives that intend to be answered in an adequate and objective way. To this end, it was made up of some enriching teaching strategies that seek the students' prior knowledge and the development of this same knowledge, in order to promote learning development. The conclusion that can be drawn from the results obtained from this pedagogical intervention is based on the fact that most students have general prior knowledge about the various topics they are confronted with, but it is not substantiated. Therefore, this reasoning is acquired throughout the teaching learning process by deepening this knowledge. In other words, prior knowledge is the basis of knowledge that students possess and which is subsequently solidified. It can also be concluded that most students have a critical, observant and insightful development that allows them to observe, throughout their life path, all the positive and negative aspects they may possibly face.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino no 1º ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/91262
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Margarida Monteiro de Sa.pdfRelatório de estágio5,79 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID