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TítuloConceções e práticas de ensino da escrita dos professores de Língua Portuguesa no Ensino Secundário em Moçâmedes - Namibe, Angola
Outro(s) título(s)Conceptions and practices of teaching of writing by secondary school Portuguese Language teachers in Moçâmedes - Namibe, Angola
Autor(es)Joaquim, Isaura Laurinda Manuel
Orientador(es)Carvalho, José António Brandão
Palavras-chaveConceções
Ensino da escrita
Ensino Secundário
Práticas profissionais
Professores de Língua Portuguesa
Conceptions
Teaching writing
Secondary education
Professional practices
Portuguese language teachers
Data22-Mar-2024
Resumo(s)Os estudos sobre as práticas profissionais dos professores têm vindo a ganhar algum protagonismo no âmbito da investigação em Literacias e Ensino do Português, considerando o seu impacto na qualidade de ensino e, consequentemente, nas aprendizagens dos alunos. Neste campo, e tendo em conta as debilidades que a maior parte dos alunos angolanos apresenta no domínio da escrita em língua portuguesa, consideramos oportuno, neste estudo, a formulação das seguintes questões de investigação: Quais são as conceções e práticas de escrita e do ensino da escrita dos professores de LP do ES em Moçâmedes? Que conceções e práticas de escrita e do ensino da escrita tem o professor de MELP? Será que as práticas profissionais dos professores de LP no ES, no município de Moçâmedes potencializam as aprendizagens significativas previstas no currículo? Para dar resposta às questões de investigações procuramos caracterizar as conceções e as práticas de escrita e do seu ensino dos professores de LP e de MELP no ES, no município de Moçâmedes – Namibe, bem como ouvir as opiniões e/ou sugestões dos mesmos sobre as diferentes perspetivas sobre o ensino-aprendizagem dos tipos/géneros textuais. A metodologia adotada configurou uma abordagem mista (quantitativa e qualitativa) de natureza interpretativa e descritiva, envolvendo 12 instituições escolares do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Secundário, em diferentes Zonas de Intervenção Pedagógica da referida região. A partir da amostra de 58 professores, num universo de 175, foram identificados diferentes aspetos que os professores consideram relevantes para as suas práticas profissionais. Deste modo, os resultados obtidos permitiram-nos concluir que: (i) os professores procuram promover as aprendizagens previstas no currículo, mas têm dificuldades na sua concretização; (ii) a falta de recursos didáticos e a falta de formação especializada da maior parte dos professores compromete práticas profissionais de melhor qualidade; (iii) os professores valorizam mais tarefas de ensino da escrita a partir de exercícios focados em conteúdos gramaticais, na correção do erro ortográfico e em estruturas pré-definidas (por exemplo, introdução, desenvolvimento e conclusão) e menos no envolvimento dos sujeitos numa lógica processual e numa abordagem contextualizada da escrita, predominando, assim, uma orientação tradicional; (iv) também concluímos que as práticas dos professores incidem mais no domínio do saber, de natureza predominantemente declarativa e menos no saber-fazer.
Studies into the professional practices of teachers have been gaining some prominence in the field of research into Literacies and the Teaching of Portuguese, considering their impact on the quality of teaching and, consequently, on students' learning. In this field, and taking into account the weaknesses that most Angolan students have in the field of writing in Portuguese, we consider it appropriate in this study to formulate the following research questions: What are the conceptions and practices of writing and the teaching of writing of Secondary School Portuguese Language teachers in Moçâmedes? What conceptions and practices of writing and the teaching of writing do Language Didactics teachers have? Do the professional practices of ES teachers in the municipality of Moçâmedes enhance the meaningful learning provided for in the curriculum? In order to answer the research questions, we sought to characterise the conceptions and practices of writing and its teaching of Portuguese Language and Language Didactics teachers at the Secondary level in the municipality of Moçâmedes - Namibe, as well as listening to their opinions and/or suggestions on the different perspectives on the teaching and learning of textual types/genres. The methodology adopted was a mixed approach (quantitative and qualitative) of an interpretative and descriptive nature, involving 12 school institutions from the first and second cycles of secondary education in different Pedagogical Intervention Zones in the region. From the sample of 58 teachers out of 175, we identified different aspects that teachers consider relevant to their professional practices. The results obtained allowed us to conclude that: (i) teachers try to promote the learning provided for in the curriculum, but have difficulties in achieving it; (ii) the lack of teaching resources and the lack of specialised training for most teachers compromise better professional practices; (iii) teachers place more value on teaching writing based on exercises focused on grammatical content, correcting spelling mistakes and pre-defined structures (e.g. introduction, development and conclusion) and less on involving subjects in a procedural logic and a contextualised approach to writing, thus predominating a traditional orientation; (iv) we also conclude that teachers' practices focus more on the domain of knowledge, of a predominantly declarative nature, and less on know-how.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade de Literacias e Ensino do Português)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/91151
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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