Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91088

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Maria do Carmo Francopor
dc.contributor.advisorMagalhães, Fernandapor
dc.contributor.authorRuela, Letícia Cézarpor
dc.date.accessioned2024-04-18T11:18:54Z-
dc.date.available2024-04-18T11:18:54Z-
dc.date.issued2024-02-15-
dc.date.submitted2023-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/91088-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Arqueologiapor
dc.description.abstractEsta dissertação, realizada no âmbito do Mestrado em Arqueologia da Universidade do Minho, tem como principal objetivo contribuir para os conhecimentos acerca do urbanismo da cidade de Braga, desde a sua fundação no século I a.C. até ao século XVIII, através da análise do sistema viário na longa diacronia. Nesse sentido, foi analisado um conjunto de dados arqueológicos, obtidos ao longo das últimas décadas, em intervenções realizadas no âmbito do Projeto de Salvamento de Bracara Augusta, criado em 1976. Estas evidências arqueológicas foram igualmente conjugadas com outros diferentes tipos de fontes, nomeadamente a iconografia e cartografia antiga existente para cidade, mas também informação documental eclesiástica, produzida pela mesa capitular da Arquidiocese de Braga. Este conjunto de fontes possibilitaram assim, por vezes a partir de uma metodologia regressiva, uma interpretação mais detalhada das transformações viárias ocorridas nos diferentes contextos cronológico-espaciais do urbanismo bracarense, complementando a já extensa bibliografia que tem sido produzida sobre o tema. Dessa forma, ao entender o plano urbano de Braga como o resultado de suas diferentes necessidades sociais, económicas e políticas, possibilita-se assim a leitura e interpretação dos processos históricos a partir das estruturas de comunicação. Logo, procurou-se compreender a forma urbana hierarquizada em eixos ortogonais ao longo da administração romana, a par das transformações ocasionadas pelas deslocações das centralidades no decorrer da época medieval e, posteriormente, a influência dos novos ideais urbanísticos da Idade Moderna. As questões levantadas ao longo dessa investigação se traduzem na existência de um projeto urbanístico romano, processo não verificado na cidade medieval, mas que influenciou a configuração urbana até a época moderna, ou ainda as quebras e permanências dos alinhamentos viários romanos em períodos posteriores, bem como compreender em que medida os eixos de comunicação possibilitaram o desenvolvimento das relações entre o centro e as periferias e, por último, a influência de determinados equipamentos na conformação da sua morfologia.por
dc.description.abstractThis dissertation, carried out as part of the Master's Degree in Archaeology at the University of Minho, aims to contribute to knowledge about the urbanism of the city of Braga, from its foundation in the 1st century BC to the 18th century, by analysing the road system in the long diachrony. To this end, a set of archaeological data obtained over the last few decades in interventions carried out as part of the Bracara Augusta Rescue Project, created in 1976, was analysed. This archaeological evidence was also combined with other different types of sources, namely iconography and ancient cartography for the city, as well as ecclesiastical documentary information produced by the chapter house of the Archdiocese of Braga. This set of sources has thus made it possible, sometimes using a regressive methodology, to provide a more detailed interpretation of the road transformations that took place in the different chronological and spatial contexts of Braga's urbanism, complementing the already extensive bibliography that has been produced on the subject. In this way, understanding Braga's urban plan as the result of its different social, economic and political needs makes it possible to read and interpret historical processes based on communication structures. Therefore, we sought to understand the urban form hierarchised into orthogonal axes throughout the Roman administration, along with the transformations caused by the displacement of centralities during the medieval period and, later, the influence of the new urbanistic ideals of the Modern Age. The questions raised throughout this investigation are the existence of a Roman urban project, a process not seen in the medieval city, but which influenced the urban configuration until the modern era, or even the breaks and permanence of the Roman road alignments in later periods, as well as understanding to what extent the communication axes enabled the development of relations between the centre and the outskirts and, finally, the influence of certain equipment in shaping its morphology. Thus, the general objective is to analyse the relationships developed between the historical processes that took place in Braga and its urban form, over a long period of time, in order to approach the road system as part of the understanding and transformations of societies and their heritage.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectBarrocopor
dc.subjectBracara Augustapor
dc.subjectCidade medievalpor
dc.subjectMorfologiapor
dc.subjectRuaspor
dc.subjectUrbanismopor
dc.subjectBaroquepor
dc.subjectMedieval citypor
dc.subjectMorphologypor
dc.subjectStreetspor
dc.subjectUrbanismpor
dc.titleA evolução do sistema viário em Braga: desde a cidade romana à cidade modernapor
dc.title.alternativeThe evolution of the road system in Braga: from the roman city to the modern citypor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203544650por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade19 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Ciências Sociaispor
dc.subject.fosHumanidades::História e Arqueologiapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DH - Dissertações de Mestrado/Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Leticia Cezar Ruela.pdfDissertação de mestrado17,98 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID