Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/90990

TítuloUma Índia, ou várias: invenção iconográfica do “exótico”
Autor(es)Capela, José Manuel do Couto Ramos
Palavras-chaveCenografia
"Exótico"
Índia
Ballet
Data2022
EditoraEtnográfica
Resumo(s)Em 2016, fui convidado por Luísa Taveira, diretora artística da Companhia Nacional de Bailado, para conceber a cenografia de La Bayadère. Este clássico do ballet estreou na Rússia, em 1877, mas é da autoria do coreógrafo francês Marius Petipa. O título – que designa uma bailarina sagrada hindu – difundiu-se em francês, apesar de derivar da palavra portuguesa “bailadeira”. 1 Este trabalho colocou-me face a uma questão cultural que acabou por tornar-se orientadora de todas as opções que fiz e que pode resumir-se nas perguntas: como aferir, ainda que apenas do ponto de vista da cenografia, uma obra tão culturalmente ambígua na sua própria génese quanto uma mistura de ballet e de Índia?; como posicionar-me no início do século XXI face a uma obra que, na sua origem, se caraterizava pelo recurso a técnicas pictóricas e cénicas notoriamente “ocidentais” 2 para representar a Índia?
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/90990
ISBN978-989-53047-5-2
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:EAAD - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2022_India.pdf194,45 kBAdobe PDFVer/Abrir
2022_India_disposicao-imagens.pdf5,59 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID