Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/90990
Título: | Uma Índia, ou várias: invenção iconográfica do “exótico” |
Autor(es): | Capela, José Manuel do Couto Ramos |
Palavras-chave: | Cenografia "Exótico" Índia Ballet |
Data: | 2022 |
Editora: | Etnográfica |
Resumo(s): | Em 2016, fui convidado por Luísa Taveira, diretora artística da Companhia Nacional de Bailado, para conceber a cenografia de La Bayadère. Este clássico do ballet estreou na Rússia, em 1877, mas é da autoria do coreógrafo francês Marius Petipa. O título – que designa uma bailarina sagrada hindu – difundiu-se em francês, apesar de derivar da palavra portuguesa “bailadeira”. 1 Este trabalho colocou-me face a uma questão cultural que acabou por tornar-se orientadora de todas as opções que fiz e que pode resumir-se nas perguntas: como aferir, ainda que apenas do ponto de vista da cenografia, uma obra tão culturalmente ambígua na sua própria génese quanto uma mistura de ballet e de Índia?; como posicionar-me no início do século XXI face a uma obra que, na sua origem, se caraterizava pelo recurso a técnicas pictóricas e cénicas notoriamente “ocidentais” 2 para representar a Índia? |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/90990 |
ISBN: | 978-989-53047-5-2 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | EAAD - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_India.pdf | 194,45 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
2022_India_disposicao-imagens.pdf | 5,59 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |