Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/90963

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Paula Varandaspor
dc.contributor.authorPinto, Luís Paulo Leitepor
dc.date.accessioned2024-04-12T17:45:35Z-
dc.date.available2024-04-12T17:45:35Z-
dc.date.issued2023-12-14-
dc.date.submitted2023-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/90963-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Engenharia e Gestão Industrialpor
dc.description.abstractA tomada de decisões estratégicas no seio das organizações atuais é uma tarefa constante e essencial tendo em conta o ambiente empresarial cada vez mais complexo e dinâmico. A decisão estratégica make or buy é uma decisão crucial para a organizações, pois determina se um produto, serviço ou componente será produzido internamente (“make”) ou adquirido a fornecedores externos (“buy”). Esta decisão pode influenciar significativamente o desempenho operacional, a competitividade e a sustentabilidade financeira de uma empresa. Assim sendo, a presente dissertação tem como objetivo desenvolver uma metodologia de decisão estruturada e abrangente para orientar as organizações na escolha adequada entre as opções make or buy. A metodologia proposta combina abordagens qualitativas e quantitativas, incorpora igualmente princípios de análise multicritério considerando variáveis financeiras (análise de viabilidade financeira), operacionais e estratégicas. Esta framework é desenhada a partir do seu desenvolvimento para o estudo de um caso real numa empresa líder europeia que almeja entrar no mercado da mobilidade elétrica. O estudo de caso selecionado demonstra a eficácia da abordagem proposta, isto porque a estratégia seguida nesta dissertação foi partir do particular para o geral, isto é, da análise efetuado para o caso real construiu-se a framework de apoio à decisão. A estratégia seguida permitiu por isso fornecer à priori valiosos inputs para a construção do modelo proposto. É expectável que a metodologia proposta possa ser utilizada por gestores e profissionais como uma ferramenta prática e útil para orientar escolhas estratégicas e potencialmente impactantes na vida das organizações. É objetivo desta dissertação contribuir de igual forma para a literatura académica ao oferecer uma abordagem holística para um problema estratégico relevante nas operações das organizações.por
dc.description.abstractThe making of strategic decisions within today's organizations is a constant and essential task, given the increasingly complex and dynamic business environment. The make or buy strategic decision is a crucial determination for organizations, as it decides whether a product, service, or component will be produced internally ("make") or obtained from external suppliers ("buy"). This decision can significantly influence operational performance, competitiveness, and the financial sustainability of a company. Therefore, the present dissertation aims to develop a structured and comprehensive decision methodology to guide organizations in the appropriate choice between the make or buy options. The proposed methodology combines qualitative and quantitative approaches, also incorporating multi criteria analysis principles considering financial variables (financial feasibility analysis), operational, and strategic factors. This framework is designed based on its development for the study of a real case in a Portuguese company that aims to enter the electric mobility market. The selected case study allows demonstrating the effectiveness of the proposed approach. This is because the strategy followed in this dissertation was to move from the specific to the general, meaning that the framework for the make or buy decision support was constructed based on the analysis conducted for the real case. This strategy allowed providing valuable inputs a priori for the construction of the proposed approach. It is expected that the proposed methodology can be used by managers and professionals as a practical and useful tool to guide strategic choices that can potentially impact the life of organizations. The objective of this dissertation is also to contribute to academic literature by offering a holistic approach to a relevant strategic problem in organizational operations.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsclosedAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectMake or buypor
dc.subjectFrameworkpor
dc.subjectDecisãopor
dc.subjectEstratégiapor
dc.subjectAnálise financeirapor
dc.subjectDecisionpor
dc.subjectStrategypor
dc.subjectFinancial analysispor
dc.titleProcesso analítico para o estudo de oportunidades de descentralização de produção: A make or buy frameworkpor
dc.title.alternativeAnalytical process for the study of production decentralization opportunities: A make or buy frameworkpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203543297por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Luis Paulo Leite Pinto.pdf
  Até 2026-12-14
Dissertação de mestrado4,71 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID