Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/90900
Título: | O saxofone e a música eletroacústica no ensino secundário especializado |
Outro(s) título(s): | The saxophone and electroacoustic music in specialized secondary education |
Autor(es): | Lima, Helena Cristiana Martins |
Orientador(es): | Matos, Vítor Hugo Ferreira de Ribeiro, António Luís Oliveira |
Palavras-chave: | Ensino secundário especializado Música Música eletroacústica Saxofone Electroacoustic music Music Specialized secondary education Saxophone |
Data: | 20-Dez-2022 |
Resumo(s): | O presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do estágio profissional do Mestrado em
Ensino de Música ministrado pela Universidade do Minho. O projeto de intervenção pedagógica realizado
tinha como principais objetivos incentivar à exploração de repertório deste género por parte dos alunos,
assim como introduzir a música eletroacústica na rotina de audição de repertório dos alunos de saxofone,
entre outros. De forma a conseguir alcançar estes objetivos, foi aplicada uma obra de eletroacústica e
saxofone tenor de modo a iniciar uma abordagem deste género.
Um aluno do ensino secundário especializado de música colaborou no estudo, o qual procurou
estabelecer, através de uma análise dos dados com caráter quantitativa, de que modo este género
poderia influenciar a sua interpretação e motivação na evolução do saxofone e na evolução futura de
outras obras. O participante foi, previamente, advertido para os princípios básicos deste género musical
e da sua linguagem e escrita menos convencional. O aluno trabalhou uma única obra para saxofone
tenor eletroacústica, que posteriormente será mencionada, de caráter mais básico, de modo a ser mais
confortável para ambos a abordagem de uma nova corrente.
Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram a observação direta, grelhas de observação
e dois inquéritos por questionário a professores e alunos de saxofone da instituição onde decorre o
estágio, Conservatório do Vale do Sousa, como também de mais três escolas nacionais. Os resultados
mostraram-se positivos comprovando que, o género de música eletroacústica, não é recorrente entre os
alunos de saxofone que responderam aos inquéritos, como também não é um assunto abordado com
frequência e de forma confortável pelos professores de saxofone. This internship report was prepared as part of the professional internship of the master’s degree in music education at the University of Minho. The pedagogical intervention project had as main objectives to encourage the exploration of repertoire of this genre by the students, as well as to introduce electroacoustic music in the repertoire listening routine of saxophone students, among others. To achieve these objectives, an electroacoustic and tenor saxophone piece was applied to initiate an approach to this genre. A specialized high school music student collaborated in the study, which sought to establish, through a quantitative data analysis, how this genre might influence his interpretation and motivation in the evolution of the saxophone and the future evolution of other works. The participant was previously warned about the basic principles of this musical genre and its less conventional language and writing. The student worked on a single work for electroacoustic tenor saxophone, which will be mentioned later, of a more basic character, so that it would be more comfortable for to approach a new current. The data collection instruments used were direct observation, observation grids and two questionnaire surveys to teachers and saxophone students from the institution where the internship takes place, Conservatório do Vale do Sousa, as well as three other national schools. The results were positive, proving that the genre of electroacoustic music is not recurrent among the saxophone students who answered the questionnaires, as well as it is not a subject addressed frequently and comfortably by saxophone teachers. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/90900 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Helena Cristiana Martins Lima.pdf | Relatório de estágio | 3,38 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons