Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/90899

TítuloA influência da dentição na aprendizagem da trompete
Outro(s) título(s)The influence of dentition on trumpet learning
Autor(es)Santos, Olga Margarida Moreira
Orientador(es)Faria, Vasco Silva de
Palavras-chaveAprendizagem
Dentição
Problemas oro faciais
Trompete
Dentition
Learning
Orofacial problems
Trumpet
Data20-Dez-2022
Resumo(s)O presente Relatório de Estágio, inserido no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho no ano letivo de 2021/2022, realizou-se no Conservatório de Música de Barcelos no Grupo Disciplinar M21 (Trompete) e no Grupo Disciplinar M32 (Música de Conjunto: Orquestra de Sopros e Sinfónica). Este projeto teve como principal objetivo a investigação da Influência da Dentição na Aprendizagem da Trompete sendo a metodologia utilizada a Investigação-Ação, que permitiu a recolha de dados através das aulas observadas, lecionadas e realização de um inquérito. Para o efeito, foi apurada a importância do tema no seio da docência de Trompete em Portugal, através de um inquérito por questionário a docentes da área, que visava perceber a importância do tema e possíveis formas de resolução de problemas oro faciais. O trabalho desenvolvido em contexto de estágio, procurou fornecer capacidades de adaptação a problemas oro faciais através de exercícios que promovem o conforto, e que embora não resolvam estes problemas, ajudam a dar continuidade ao processo de aprendizagem. Os dados recolhidos através dos inquéritos por questionário também se revelaram muito úteis e esclarecedores, principalmente no que concerne à preocupação dos docentes com este tema, mostrando que é cada vez mais importante que haja mais informação nesta área.
This Internship Report, part of the Professional Internship of the Master in Music Teaching of Minho University in the academic year 2021/2022, took place at Barcelos Conservatory of Music in Disciplinary Group M21 (Trumpet) and Disciplinary Group M32 (Ensemble Music: Wind and Symphonic Orchestra). The main goal of this project was to investigate the Influence of Dentition on Trumpet Learning. The methodology used was Action-Research, which allowed for data collection through observed and taught lessons and a survey. For this purpose, the importance of the topic within the trumpet teaching profession in Portugal was ascertained through a questionnaire survey of teachers in the area, which aimed to understand the importance of the topic and possible ways to solve orofacial problems. The work developed in the internship context, sought to provide adaptation skills to orofacial problems through exercises that promote comfort, and although they do not solve these problems, they help to give continuity to the learning process. The data collected through questionnaires also proved to be very useful and enlightening, especially regarding the concern of teachers with this issue, showing that it is increasingly important to have more information in this area.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/90899
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Olga Margarida Moreira Santos.pdfRelatório de estágio4,44 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID