Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/90899
Título: | A influência da dentição na aprendizagem da trompete |
Outro(s) título(s): | The influence of dentition on trumpet learning |
Autor(es): | Santos, Olga Margarida Moreira |
Orientador(es): | Faria, Vasco Silva de |
Palavras-chave: | Aprendizagem Dentição Problemas oro faciais Trompete Dentition Learning Orofacial problems Trumpet |
Data: | 20-Dez-2022 |
Resumo(s): | O presente Relatório de Estágio, inserido no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de
Música da Universidade do Minho no ano letivo de 2021/2022, realizou-se no Conservatório de Música
de Barcelos no Grupo Disciplinar M21 (Trompete) e no Grupo Disciplinar M32 (Música de Conjunto:
Orquestra de Sopros e Sinfónica).
Este projeto teve como principal objetivo a investigação da Influência da Dentição na Aprendizagem da
Trompete sendo a metodologia utilizada a Investigação-Ação, que permitiu a recolha de dados através
das aulas observadas, lecionadas e realização de um inquérito.
Para o efeito, foi apurada a importância do tema no seio da docência de Trompete em Portugal, através
de um inquérito por questionário a docentes da área, que visava perceber a importância do tema e
possíveis formas de resolução de problemas oro faciais. O trabalho desenvolvido em contexto de
estágio, procurou fornecer capacidades de adaptação a problemas oro faciais através de exercícios que
promovem o conforto, e que embora não resolvam estes problemas, ajudam a dar continuidade ao
processo de aprendizagem. Os dados recolhidos através dos inquéritos por questionário também se
revelaram muito úteis e esclarecedores, principalmente no que concerne à preocupação dos docentes
com este tema, mostrando que é cada vez mais importante que haja mais informação nesta área. This Internship Report, part of the Professional Internship of the Master in Music Teaching of Minho University in the academic year 2021/2022, took place at Barcelos Conservatory of Music in Disciplinary Group M21 (Trumpet) and Disciplinary Group M32 (Ensemble Music: Wind and Symphonic Orchestra). The main goal of this project was to investigate the Influence of Dentition on Trumpet Learning. The methodology used was Action-Research, which allowed for data collection through observed and taught lessons and a survey. For this purpose, the importance of the topic within the trumpet teaching profession in Portugal was ascertained through a questionnaire survey of teachers in the area, which aimed to understand the importance of the topic and possible ways to solve orofacial problems. The work developed in the internship context, sought to provide adaptation skills to orofacial problems through exercises that promote comfort, and although they do not solve these problems, they help to give continuity to the learning process. The data collected through questionnaires also proved to be very useful and enlightening, especially regarding the concern of teachers with this issue, showing that it is increasingly important to have more information in this area. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/90899 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Olga Margarida Moreira Santos.pdf | Relatório de estágio | 4,44 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons