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https://hdl.handle.net/1822/89514
Título: | Análise e melhoria de processos com ferramentas lean em sistema produtivo puxado |
Autor(es): | Ribeiro, José António Pereira |
Orientador(es): | Lima, Rui M. Jesus, Cristiano |
Palavras-chave: | Indústria automóvel Kanbans Sistema produtivo Pull Supermercados Automotive industry Pull production system Supermarkets |
Data: | 6-Dez-2023 |
Resumo(s): | O presente relatório intitulado como “Análise e Melhoria de Processos com Ferramentas Lean em
Sistema Produtivo Puxado” integra o projeto de dissertação que visa a conclusão do ciclo de estudos no
Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial. O presente trabalho foi realizado na empresa Fehst
Componentes, Lda, sediada em Braga. A Fehst Componentes é uma empresa com um histórico notável
no setor de injeção de plásticos, especializada na fabricação de peças decorativas para interiores de
automóveis.
O objetivo principal deste projeto dedicou-se à análise do sistema produtivo pull, recentemente
implementado pela empresa a fim de introduzir modificações visando aprimorar e sistematizar esse
sistema. Inicialmente, conduziu-se uma análise aprofundada ao cálculo do número de kanbans na
empresa, ao estado dos supermercados, às paragens de produção não planeadas, às trocas de produtos
durante a produção. Face a isto, ainda se criou um novo OEE a ser aplicado na empresa e desenvolveu se um mapeamento do fluxo de valor da organização. Posteriormente, foram implementados métodos
corretivos para abordar as falhas identificadas durante a análise. Isso incluiu a redução das paragens de
produção devido a atrasos no abastecimento realizado pelo ponto de operação de unidades de processo
(POUP), da secção da montagem. Também foram efetuadas alterações visuais aos carrinhos que
continham peças produzidas para veículos com volante à direita. Simultaneamente, foram criadas
instruções de trabalho para processos cruciais da empresa, inexistentes até então, com o intuito de
minimizar erros e padronizar as metodologias de trabalho. Com este projeto, foi possível reduzir-se as
paragens produtivas na secção da montagem, devido a falhas do POUP, de 69 min/semana para, numa
primeira fase, 11 min/semana e, posteriormente, para 0 min/semana. Relativamente às medidas
corretivas nos supermercados reduziu-se as 8.34 incidências ocorridas semanalmente para 0.5. No que
concerne aos diferenciais entre stock real e o que se encontra informatizado, existia um diferencial de
813 peças divididas entre 4 referências e, com as implementações efetuadas, reduziu-se este valor para
um diferencial de 96 peças presente apenas numa referência. Por fim, foram pensadas e planeadas
implementações futuras com início em 2024. Estas alterações abordam a redefinição e a preparação
das rotas do comboio logístico, bem como a criação de uma folha de trabalho para o operador logístico
da seção de montagem, que também será implementada no ano supramencionado. The present report, titled "Analysing and Improving Processes with Lean Tools in a Pull Production System” is part of the dissertation project aimed to conclude the Masters Degree in Industrial Engineering and Management. This work was carried out at Fehst Componentes, Lda, a company located in Braga. Fehst Componentes is a company with a notable history in the plastics injection sector, specializing in the manufacturing of decorative interior parts for automobiles. The main objective of this project was focused on the analysis of the pull production system, recently implemented by the company to introduce modifications aimed at improving and systematizing the system. Initially, a thorough analysis was conducted, including the calculation of the number of kanbans in the company, the status of supermarkets, unplanned production stoppages, and product changeovers during production. In addition, a new OEE (Overall Equipment Effectiveness) was created for application in the company, and a value stream mapping of the organization was developed. Subsequently, corrective methods were implemented to address the identified issues. This included reducing production stoppages due to delays in the supply from the process unit operation point (POUP) in the assembly section. Visual changes were also made to carts containing parts produced for right-hand drive vehicles. Simultaneously, work instructions were created for critical processes within the company that were previously non-existent, with the intention of minimizing errors and standardizing work methodologies. With this project, it was possible to reduce production stoppages in the assembly section due to POUP failures from 69 min/week to, initially, 11 min/week and then to 0 min/week. Regarding corrective measures in the supermarkets, the 8.34 incidents that occurred each week were reduced to 0.5. With regard to the differences between real stock and computerised stock, there was a difference of 813 pieces divided between 4 references and, with the implementations made, this figure was reduced to a difference of 96 pieces present in just one reference. Finally, future implementations were planned to commence in 2024. These changes involve redefining and preparing the logistics train routes, as well as creating a worksheet for the logistics operator in the assembly section, which will also be implemented in the aforementioned year. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Engenharia e Gestão Industrial |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/89514 |
Acesso: | Acesso restrito autor |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DPS - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Jose Antonio Pereira Ribeiro.pdf Até 2026-12-06 | Dissertação de mestrado | 2,13 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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