Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/89454
Título: | Música e poesia: potencialidades de uma abordagem articulada |
Outro(s) título(s): | Music and poetry: potentialities of an articulated approach |
Autor(es): | Sarmento, Carolina Pinto |
Orientador(es): | Silva, Sara Raquel Reis da |
Palavras-chave: | Abordagem articulada Metodologias Música Poesia Articulated approach Methodologies Music Poetry |
Data: | 7-Set-2022 |
Resumo(s): | O presente relatório surge na sequência do estágio curricular do mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como finalidades descrever e avaliar os projetos
de intervenção pedagógica, em ambos os contextos.
Nas duas práticas de ensino supervisionado, procurou-se dar resposta à mesma questão
geradora – “A música poderá potenciar o gosto pela poesia?” –, uma vez que o trabalho a desenvolver
para responder a esta se afigurava relevante nos dois contextos. Deste modo, este relatório pretende
dar a compreender a importância da interligação da música com a poesia no ensino, isto é, as
potencialidades desta articulação.
As metodologias escolhidas para nortear toda a prática foram a metodologia de investigação ação, com o intuito de aprimorar o trabalho desenvolvido, através de uma reflexão constante sobre o
mesmo; uma aproximação à metodologia de trabalho de projeto, uma vez que os projetos de
intervenção pedagógica foram pensados segundo uma perspetiva construtivista em que a criança/o
aluno tem voz em todos os momentos, de modo a conduzir o decurso dos mesmos; e, por fim, a
metodologia HighScope, pois é a adotada pela instituição onde se realizaram as práticas de ensino
supervisionado. This report follows the curricular internship of the master’s degree in Pre-school Education and Primary School Teaching and aims to describe and evaluate the projects of pedagogical intervention in both contexts. In the two supervised teaching practices, we tried to answer the same generating question – “Can music potentiate the taste for poetry?" –, since the work to be developed seemed relevant in both contexts. Thus, this report aims to understand the importance of the interconnection of music and poetry in education, that is, the potential of this articulation. The methodologies chosen to guide the whole practice were the research-action methodology, in order to improve the work developed, through constant reflection on it; an approach to the work project methodology, since the pedagogical intervention projects were designed according to a constructivist perspective in which the child/student had a voice at all times, to lead the course of the same; and, finally, the HighScope methodology, because it is the one adopted by the institution where the supervised teaching practices took place. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/89454 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Carolina Pinto Sarmento.pdf | Relatório de estágio | 3,36 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons