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TítuloPedra, papel ou digital: onde lê, como lê e o que lê a criança na era digital
Autor(es)Pinto, Ana Lúcia
Zagalo, Nelson
Coquet, Eduarda
Data23-Jun-2012
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
CitaçãoPinto, A., Zagalo, N., & Coquet, E. (2013). Pedra, papel ou digi tal: onde lê, como lê e o que lê a criança na era digital. In F. L. Viana, R. Ramos, E. Coquet & M. Martins (Coords.), Atas do 9.º Encontro Nacional (7.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração (pp. 217-240) Braga: CIEC - Cen tro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho
Resumo(s)A edição de livros específica para o público infantil iniciou-se no século XVIII. Até aos dias de hoje, a importância gradual que lhe foi sendo dada permitiu que estes artefactos se diversificassem e se impusessem como objetos primordiais para a formação, educação da criança e construção do imaginário infantil. Nos anos 80 (séc. XX), os computadores pessoais começaram a chegar ao grande público e no início dos anos 90 (séc. XX) surgiram os primeiros livros digitais dirigidos à criança. Estes artefactos não tiveram, até meados da primeira década do século XXI, expressão assinalável. O surgimento de leitores de e-book, de tablets e as potencialidades inerentes a estes dispositivos impulsionaram a criação de livros digitais para o público infantil, ficando o ano de 2012 marcado pelo lançamento do prémio para edição digital na feira do livro para a infância de Bolonha. Para discernir sobre especificidades dos livros digitais dirigidos à infância da panóplia de artefactos interativos existentes na atualidade, propõe-se uma breve abordagem à história do livro e da leitura, enfatizando quer o caminho percorrido pelo livro para infância e juventude desde a sua criação até aos nossos dias, quer o contexto atual de edição de livros digitais. Culminar-se-á com a análise de alguns livros interativos digitais com o intuito de vislumbrar os caminhos atuais da edição digital de livros para a infância.
The publishing of children’s books began in the eighteenth century. Until today, the value that was gradually being given, allowed these artefacts to diversify and impose as primordial objects for children's instruction, education and building of childhood imaginary. In the early 90’s (20th century) were born the digital children’s books. These artefacts hadn't remarkable expression until the mid decade of 21th century. The emergence of e-Book readers, tablets and the inherent potential of these devices, stimulated the creation of children’s digital books; the year 2012 saw the launch of a digital’s publishing premium at the Bologna children´s book fair. To discern about the specificities of children’s digital books we propose an approach to the history of reading and books, emphasizing both the path of children's book, since its inception to the present day; and the current context of digital book publishing. We end up with the analysis of several interactive digital books, in order to glimpse the current creation paths of children's digital books.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/89453
e-ISBN978-972-8952-29-7
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:CECS - Comunicações / Communications

Ficheiros deste registo:
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12-17-AnaLuciaPinto-revistoRR.pdf
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