Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/89449

TítuloA educação para a sexualidade no jardim de infância
Outro(s) título(s)Sexual education in kindergarten context
Autor(es)Pereira, Cristiana Araújo
Orientador(es)Anastácio, Zélia
Palavras-chaveConstrutivismo
Investigação-ação
Sexualidade
Constructivism
Research – action
Sexuality
Data27-Set-2022
Resumo(s)No âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada I e II do Mestrado em Educação Pré-escolar, foi realizado o presente relatório de estágio relativo ao projeto de intervenção pedagógica implementado em contexto de Jardim de infância, numa sala de creche, com um grupo de 19 crianças de 1 a 2 anos de idade e numa sala de pré-escolar, com um grupo de 21 crianças de 5 a 6 anos de idade. Para a intervenção pedagógica foi adotada uma abordagem ao tema, “A educação para a sexualidade no Jardim de Infância”, tendo em conta os interesses das crianças através de uma perspetiva de ensino-aprendizagem socio construtivista. Esta teve como principal objetivo promover experiências de aprendizagem significativas acerca da temática, tendo em conta a faixa etária e respeitando sempre os interesses das crianças. A investigação foi baseada na abordagem de investigação-ação que inclui diagnóstico, planificação, ação, observação e reflexão, sendo essencialmente qualitativa. No geral, os resultados revelaram-se positivos na medida em que foi possível através da implementação das atividades verificar que as crianças confrontaram as suas ideias prévias com a realidade empírica, colocando em questão o conhecimento anteriormente adquirido. Apesar de o projeto de intervenção estar centrado nas áreas de conhecimento do mundo, as atividades foram planificadas de forma flexível e interdisciplinar, abordando todas as componentes do currículo. Com a realização deste estudo foi possível constatar que as crianças se envolvem ativamente na construção das suas aprendizagens e o/a Educador/a apresenta uma função essencial como mediador/a de conhecimento, facultando meios e experiências para dar resposta aos interesses e curiosidades das crianças. Através do diálogo com alguns pais, foi possível verificar que as crianças eram capazes de falar sobre o assunto e estavam sensibilizados para o tema. As atividades implementadas mostraram influenciar positivamente as ideias das crianças, pais e até educadoras e auxiliares da instituição relativamente à temática da sexualidade.
The present internship report was prepared under the scope of the curricular unit of Supervised Teaching Practice I and II of the master's degree in Preschool Education and it’s related to the pedagogical intervention project implemented in context of kindergarten, in a nursery room with a group of 19 children from 1 to 2 years old and in a preschool room, with a group of 21 children aged 5 to 6 years. For the pedagogical intervention, the theme was "The education for sexuality in kindergarten”, considering children's interests through a social constructivist teaching-learning perspective. The main goal was to promote significant learning experiences on the subject, considering the age and always respecting children’s interests. Investigation was based on the research-action approach, which includes the steps diagnosis, planning, action, observation, and reflection, being essentially qualitative. Overall, the results were positive as it was possible, through the activities implemented, to validate that children confronted their previous ideas with empirical reality, questioning knowledge previously acquired. Despite the intervention project was focused on the areas of world knowledge, the activities were planned in a flexible and interdisciplinary way, addressing all curriculum components. With this study, it was possible to see that children are actively involved in the construction of their learning and the educator has an essential role as a knowledge mediator, providing means and experiences to answer children's interests and curiosities. In some dialogues with the parents, it was possible to check that children were able to talk about the subject and were sensible to the topic. The activities implemented shown a positive influence on children’s, parents’, educators’, and institution assistants’ ideas regarding the theme of sexuality.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/89449
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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