Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/89399

TítuloCompreender o mundo através do corpo
Outro(s) título(s)Understanding the world through the body
Autor(es)Dias, Mariana Helena Matos
Orientador(es)Pereira, Beatriz
Palavras-chaveBrincar
Capacidades e habilidades motoras
Desenvolvimento sensorial
Exploração
Motricidade fina e grossa
Exploration
Fine and baisc motor skills
Motor skills and abilities
Play
Sensory development
Data14-Jun-2022
Resumo(s)O atual relatório é a prova escrita da minha intervenção pedagógica desenvolvida nos contextos de Berçário e Jardim de Infância, inserido no âmbito da Unidade Curricular de Estágio incluída no programa curricular do Mestrado em Educação Pré-Escolar do Instituto de Educação da Universidade do Minho. O seu foco principal foi o desenvolvimento sensorial e motor, através da proporcionalidade de diversas atividades lúdicas como forma de compreender o mundo. Em ambos os contextos, o projeto arquitetou-se e edificou-se através da observação e interação nas primeiras semanas com os diferentes grupos de crianças, assim como foi sendo estruturado e organizado através da reflexão dialogada com as respetivas educadoras cooperantes. Estes momentos de análise reflexiva, permitiram-me compreender os contextos bem como identificar os interesses e necessidades das crianças guiando-me, dessa forma, a desenvolver intervenções pedagógicas com intencionalidade assim como promover, naturalmente, um ambiente onde a aprendizagem ativa fosse constante. Todo este trabalhado foi sustentado na observação inicial. Assim, de acordo com os interesses e necessidades das crianças, este projeto procurou atender e dar resposta, auxiliando a desenvolver capacidades e habilidades motoras de acordo com os respetivos indicadores-chave do modelo HighScope. No Berçário, as estratégias de intervenção pedagógica focaram-se no desenvolvimento dos cinco sentidos em articulação com o desenvolvimento gradual das capacidades motoras de acordo com as idades das crianças. Deste modo, foram planificadas atividades em que a exploração de materiais sonoros, de diferentes texturas e promotores do desenvolvimento motor se tornou o objetivo principal em cada uma das atividades planeadas. Contactaram e manipularam com objetos e alimentos do quotidiano o que tornou possível construírem outras aprendizagens acerca do mesmo. No berçário as aprendizagens são realizadas a um ritmo acelerado. Já no Jardim de infância, foram desenvolvidas atividades lúdicas de modo a estimular a criança a compreender o mundo pela estimulação motora. Dessa forma, foram planeadas atividades quer para a motricidade fina quer para a motricidade grossa. Paralelamente a desenvolverem as suas habilidades percetivas e motoras, as crianças desenvolveram a linguagem, a cooperação e as emoções através de momentos de tensão nos jogos e, naturalmente, o veículo da aprendizagem foi o brincar.
The following account is the written version of my pedagogical intervention, developed in the contexts of Nursery school and Kindergarten, within the scope of the Internship for my Curricular Unit, included in the curriculum of the Master's degree in Pre-School Education of the Institute of Education at the University of Minho. Its main focus was sensory and motor development, through the display of various recreational activities as a way of understanding the world. In both contexts, the project was designed and built through observation and interaction in the first weeks with the different groups of children, as well as structured and organized through dialogic reflection with the respective cooperating educators. These moments of reflective analysis allowed me to understand the contexts as well as identify the interests and needs of children, thus guiding me to develop pedagogical interventions with purpose as well as naturally promoting an environment where active learning was constant. All this work was supported by my initial observations. Thus, according to the interests and needs of children, this project sought to meet and respond, helping to develop motor skills and abilities according to the respective key indicators of the HighScope model. In Nursery school, pedagogical intervention strategies focused on the development of the five senses in conjunction with the gradual development of motor skills according to the children's ages. Hence, activities were planned in which the exploration of sound materials, of different textures and promoters of motor development became the main objective in each of the planned activities. They entered in contact and manipulated everyday objects and foods, which made it possible to build further knowledge about them. In nursery school, learning takes place at an accelerated pace. In Kindergarten, playful activities were developed in order to encourage the child to understand the world through motor stimulation. In this way, activities were planned for both fine and basic motor skills. In parallel to developing their perception and motor skills, children developed language, cooperation and emotions through moments of tension in games and, naturally, the vehicle of learning was play.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/89399
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mariana Helena Matos Dias.pdfRelatório de estágio2,09 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID