Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/89246

TítuloSem espinhas: como é percecionado pelo público um podcast de Comunicação de Ciência?
Autor(es)Silva, Beatriz Mendes da
Orientador(es)Silva, Elsa Costa e
Palavras-chaveLiteracia do Oceano
Comunicação de Ciência
Divulgação científica e podcast
Ocean literacy
Science Communication
Scientific dissemination and podcast
Data16-Fev-2024
Resumo(s)Considerando a importância estratégica da consciencialização e sensibilização ambiental, bem como todas as implicações sociais, culturais, científicas e económicas que daí advêm, importa cada vez mais a criação de gerações que adquiram consciência ativa das responsabilidades individuais e coletivas para o Oceano. Desta forma, quando falamos em Literacia do Oceano devemos perceber que este conceito respeita não só a compreensão da influência do Oceano na Humanidade, como também a compreensão da influência da Humanidade no Oceano. Portanto, torna-se essencial sensibilizar a sociedade e incentivar todos os cidadãos e stakeholders a assumir atitudes informadas e responsáveis sobre o Oceano e os recursos que o mesmo tem para nos oferecer. Literacia do Oceano não se traduz apenas em conhecimento teórico, trata-se de conhecer, comunicar, decidir e agir. Este trabalho descreve, portanto, uma proposta de desenvolvimento de um podcast de comunicação de ciência, com foco na Literacia do Oceano, desenvolvido no âmbito de um estágio no CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental. Pensado com base no ser humano do séc. XXI, que procura conteúdo acessível e rápido, surge o Sem Espinhas, que convida sobretudo as gerações mais novas a mergulhar em conversas com os inúmeros investigadores do CIIMAR, a conhecer a realidade que os rodeia e a estimular o pensamento crítico sobre esta temática do Oceano. Este trabalho vai procurar ainda perceber de que forma é percecionado pelo público este produto de comunicação de ciência.
Given the strategic importance of environmental awareness and sensitization, it is increasingly crucial to cultivate generations that are actively aware of their individual and collective responsibilities towards the ocean. This includes social, cultural, scientific, and economic implications. When discussing Ocean Literacy, it is important to recognize that it encompasses both the impact of the ocean on humanity and the impact of humanity on the ocean. To promote informed and responsible attitudes towards the ocean and its resources, it is crucial to raise awareness among society and encourage all citizens and stakeholders to take action. Ocean literacy involves not only theoretical knowledge, but also the ability to communicate, make decisions, and take action. This paper proposes the development of a science communication podcast with a focus on Ocean Literacy. The podcast was developed as part of an internship at CIIMAR - Interdisciplinary Center for Marine and Environmental Research. “Sem Espinhas” was created to provide accessible and quick content for the 21st century human being. It invites younger generations to engage in conversations with several researchers at CIIMAR, promoting critical thinking about the ocean. This work also aims to understand public perception of this science communication product.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Comunicação da Ciência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/89246
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Beatriz Mendes da Silva.pdfRelatório de estágio3,35 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID