Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/89026

TitleOs fatores que influenciam a motivação dos trabalhadores: um estudo no setor têxtil na região do Minho
Other titlesThe factors that influence workers’ motivation: a study in the textile sector in the region of Minho
Author(s)Fernandes, Laura de Fátima Macedo
Advisor(s)Sampaio, Paulo
KeywordsCultura organizacional
Liderança motivação
Recompensas
Leadership
Motivation
Organizational culture
Rewards
Issue date23-Nov-2023
Abstract(s)Os recursos humanos são um dos mais importantes recursos nas organizações. Por esta razão, num mundo em constante evolução, torna-se crucial entender continuamente o que as pessoas procuram e precisam para se manter motivadas no seu dia-a-dia laboral. A sua motivação garante maior produtividade, a retenção de talento e por consequência, o sucesso organizacional. Assim sendo, é importante explorar os fatores organizacionais que impactam a motivação e em que medida o fazem. A revisão de literatura permitiu identificar 3 potenciais fatores: o sistema de recompensas, a cultura organizacional e a liderança. De forma a quantificar o real impacto dos mesmos, realizou-se um estudo empírico que permitiu testar algumas hipóteses deduzidas a partir da literatura. O trabalho prático focou-se no estudo de um universo particular – o setor têxtil na região do Minho – do qual foi extraída uma amostra representativa de 94 empresas. Esta amostra foi contactada no sentido de contribuir para a recolha de dados através da distribuição de questionários pelos seus trabalhadores. Obtiveram-se um total 42 respostas de trabalhadores. A partir dos dados recolhidos, recorrendo ao software SPSS, testaram-se as hipóteses formuladas através de uma análise estatística. Apesar da amostra obtida não ser representativa, a análise feita permitiu concluir, através da correlação de Spearman, que existe uma correlação positiva e significativa entre a variável motivação e todas as restantes. Os fatores por ordem decrescente de correlação são os seguintes: cultura organizacional, recompensas intrínsecas, liderança, recompensas extr. não monetárias, eficácia e recompensas extr. monetárias. Além disso, o teste de Mann-Whitney, que visou testar a diferença do impacto de dois tipos de cultura na motivação, não permitiu identificar diferenças, apresentando um p-value = 0.062. Como complemento à análise quantitativa, realizou-se também uma análise qualitativa a partir das respostas obtidas a duas questões abertas incluídas no questionário. De forma a simplificar a análise, foram atribuídas categorias de acordo com o fator organizacional que mais se relacionava com os testemunhos. A análise permitiu perceber, mais uma vez, a predominância da cultura como um dos fatores mais referidos.
Human resources are one of the most important assets in organizations. For this reason, in a constantly evolving world, it becomes crucial to continuously understand what people seek and need to stay motivated in their day-to-day work. Their motivation ensures greater productivity, talent retention and consequently, organizational success. Therefore, it is important to explore the organization factors that impact motivation and in what extent they do so. A literature review has identified 3 potential factors: the reward system, the organizational culture and the leadership. To quantify the real impact of these factors, an empirical study was conducted to test some hypotheses deduced from the literature. The practical work focused on the study of a particular universe – the textile sector in the Minho region – from which a representative sample of 94 companies was extracted. This sample was contacted to contribute to data collection through the distribution of questionnaires to their employees. A total of 42 responses from workers were obtained. From the collected data, hypotheses were tested using statistical analysis in SPPS software. Despite the obtained sample not being representative, the analysis conducted allowed to conclude, through Speaman’s correlation, that there is a positive and significant correlation between the motivation variable and all the others. The factors in decreasing order of correlation are as follow: organizational culture, intrinsic rewards, leadership, extrinsic non-monetary rewards, effectiveness, and extrinsic monetary rewards. In addition, the Mann-Whitney test, which aimed to test the difference of the impact of two types of culture on motivation, did not identify differences, with a p value of 0.062. As a complement to the quantitative analysis, a qualitative analysis was also conducted based on the responses to two open-ended questions included in the questionnaire. In order to simplify the analysis, categories were assigned according to the organizational factor most related to the testimonies. The analysis revealed once again the predominance of culture as one of the most mentioned factors.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/89026
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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