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https://hdl.handle.net/1822/89026
Título: | Os fatores que influenciam a motivação dos trabalhadores: um estudo no setor têxtil na região do Minho |
Outro(s) título(s): | The factors that influence workers’ motivation: a study in the textile sector in the region of Minho |
Autor(es): | Fernandes, Laura de Fátima Macedo |
Orientador(es): | Sampaio, Paulo |
Palavras-chave: | Cultura organizacional Liderança motivação Recompensas Leadership Motivation Organizational culture Rewards |
Data: | 23-Nov-2023 |
Resumo(s): | Os recursos humanos são um dos mais importantes recursos nas organizações. Por esta razão,
num mundo em constante evolução, torna-se crucial entender continuamente o que as pessoas
procuram e precisam para se manter motivadas no seu dia-a-dia laboral. A sua motivação garante
maior produtividade, a retenção de talento e por consequência, o sucesso organizacional.
Assim sendo, é importante explorar os fatores organizacionais que impactam a motivação e em
que medida o fazem. A revisão de literatura permitiu identificar 3 potenciais fatores: o sistema de
recompensas, a cultura organizacional e a liderança. De forma a quantificar o real impacto dos
mesmos, realizou-se um estudo empírico que permitiu testar algumas hipóteses deduzidas a partir
da literatura. O trabalho prático focou-se no estudo de um universo particular – o setor têxtil na
região do Minho – do qual foi extraída uma amostra representativa de 94 empresas. Esta amostra
foi contactada no sentido de contribuir para a recolha de dados através da distribuição de
questionários pelos seus trabalhadores. Obtiveram-se um total 42 respostas de trabalhadores.
A partir dos dados recolhidos, recorrendo ao software SPSS, testaram-se as hipóteses formuladas
através de uma análise estatística. Apesar da amostra obtida não ser representativa, a análise
feita permitiu concluir, através da correlação de Spearman, que existe uma correlação positiva e
significativa entre a variável motivação e todas as restantes. Os fatores por ordem decrescente de
correlação são os seguintes: cultura organizacional, recompensas intrínsecas, liderança,
recompensas extr. não monetárias, eficácia e recompensas extr. monetárias. Além disso, o teste
de Mann-Whitney, que visou testar a diferença do impacto de dois tipos de cultura na motivação,
não permitiu identificar diferenças, apresentando um p-value = 0.062.
Como complemento à análise quantitativa, realizou-se também uma análise qualitativa a partir das
respostas obtidas a duas questões abertas incluídas no questionário. De forma a simplificar a
análise, foram atribuídas categorias de acordo com o fator organizacional que mais se relacionava
com os testemunhos. A análise permitiu perceber, mais uma vez, a predominância da cultura
como um dos fatores mais referidos. Human resources are one of the most important assets in organizations. For this reason, in a constantly evolving world, it becomes crucial to continuously understand what people seek and need to stay motivated in their day-to-day work. Their motivation ensures greater productivity, talent retention and consequently, organizational success. Therefore, it is important to explore the organization factors that impact motivation and in what extent they do so. A literature review has identified 3 potential factors: the reward system, the organizational culture and the leadership. To quantify the real impact of these factors, an empirical study was conducted to test some hypotheses deduced from the literature. The practical work focused on the study of a particular universe – the textile sector in the Minho region – from which a representative sample of 94 companies was extracted. This sample was contacted to contribute to data collection through the distribution of questionnaires to their employees. A total of 42 responses from workers were obtained. From the collected data, hypotheses were tested using statistical analysis in SPPS software. Despite the obtained sample not being representative, the analysis conducted allowed to conclude, through Speaman’s correlation, that there is a positive and significant correlation between the motivation variable and all the others. The factors in decreasing order of correlation are as follow: organizational culture, intrinsic rewards, leadership, extrinsic non-monetary rewards, effectiveness, and extrinsic monetary rewards. In addition, the Mann-Whitney test, which aimed to test the difference of the impact of two types of culture on motivation, did not identify differences, with a p value of 0.062. As a complement to the quantitative analysis, a qualitative analysis was also conducted based on the responses to two open-ended questions included in the questionnaire. In order to simplify the analysis, categories were assigned according to the organizational factor most related to the testimonies. The analysis revealed once again the predominance of culture as one of the most mentioned factors. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Engenharia e Gestão Industrial |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/89026 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DPS - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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