Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/8901

TitleEducação para a saúde : concepções de professores de 16 países europeus, africanos e do Próximo Oriente
Author(s)Carvalho, Graça Simões de
Clément, Pierre
Berger, Dominique
KeywordsMulticulturalidade
Cidadania
Concepções de professores
Issue date2009
PublisherUniversidade de Évora
CitationIn BONITO, J., org. – “Educação para a saúde no século XX : teorias, modelos e práticas : actas do Congresso Nacional de Educação para a Saúde, 2, Évora, 2008”. Évora : Universidade de Évora, 2009. ISBN 978-989-95539-3-4. p. 527-540.
Abstract(s)Os professores desempenham um papel crucial na implementação de práticas de Educação para a Saúde (ES) em meio escolar. Neste âmbito, temos vindo a coordenar um projecto de investigação europeu “Biohead-Citizen” (Carvalho et al., 2004) em que, procuramos analisar as eventuais diferenças nas concepções de professores e futuros professores (P+fP) e 16 países sobre ES. Para tal construímos e validámos um questionário que foi aplicado a 6379 P+fP do ensino primário (P), de Biologia (B) e de Língua nacional (L) dos diferentes países. Demos especial atenção à análise das concepções dos P+fP sobre a ES e às suas perspectivas no âmbito do Modelo Biomédico e da Promoção da Saúde. A análise estatística multivariada permitiu caracterizar os grupos de indivíduos em função do país, da religião e da experiência profissional, tendo o primeiro factor sido aquele que mais distinguiu os P+fP questionados.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/8901
ISSN978-989-95539-3-4
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Textos em atas
DCILM - Livros de Actas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EPS_Profs 16 paises.pdfArtigo718,89 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID