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dc.contributor.advisorCaria, Anapor
dc.contributor.authorMoreira, Joana Catarina Pinhopor
dc.date.accessioned2024-02-22T10:03:53Z-
dc.date.available2024-02-22T10:03:53Z-
dc.date.issued2024-01-26-
dc.date.submitted2023-07-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/88946-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Gestão e Negóciospor
dc.description.abstractA sustentabilidade é um conceito cada vez mais discutido na sociedade e nas empresas. No caso das organizações, os relatórios de sustentabilidade são um instrumento de comunicação entre a empresa e os seus stakeholders. Desta forma, é pertinente avaliar as razões inerentes à utilização destes relatórios como veículo de informação, assim como os seus impactos nos stakeholders. Desta forma, o presente estudo pretende analisar e compreender como são preparados os relatórios de sustentabilidade, assim como as motivações associadas para a divulgação dos mesmos, assim como a avaliar os impactos que os relatórios têm nos stakeholders. O estudo empírico envolve a realização de um estudo de caso relativo à empresa Sonae MC, com a análise dos Relatórios de Sustentabilidade da empresa para os anos de 2020 a 2022. Durante este processo, foram utilizados métodos qualitativos, como a realização de entrevistas semiestruturadas aos preparadores dos Relatórios de Sustentabilidade, complementadas com a realização de uma análise aos Relatórios de Sustentabilidade. Os resultados obtidos com a realização deste estudo revelam que existem duas grandes motivações para a empresa em estudo divulgar informação não financeira, sendo elas o papel que a empresa ocupa na sociedade bem como o objetivo de criação de uma relação de transparência e confiança com os stakeholders. Concluiu-se também que, na perceção dos preparadores, os Relatórios de Sustentabilidade possuem impactos nos diversos stakeholders, exceto os consumidores. Na opinião dos preparadores, as caraterísticas da divulgação assim como alguma da informação presente nos Relatórios não são do interesse do cliente final, havendo a necessidade de comunicar com esse público em outras plataformas.por
dc.description.abstractSustainability is an increasingly discussed concept in society and within businesses. In the case of organizations, sustainability reports serve as a communication tool between the company and its stakeholders. Therefore, it is relevant to evaluate the underlying reasons for using these reports as an information vehicle, as well as their impacts on stakeholders. This study aims to analyze and understand how sustainability reports are prepared, as well as the associated motivations for their disclosure, and to assess the impacts that these reports have on stakeholders. The empirical research involves a case study focusing on Sonae MC company, with an analysis of their Sustainability Reports for the years 2020 to 2022. During this process, qualitative methods were employed, including conducting semi-structured interviews with the preparers of the Sustainability Reports, complemented by an analysis of the reports themselves. The findings from this study reveal two major motivations for the company to disclose non-financial information. Firstly, the company's societal role and secondly, the aim to establish a relationship of transparency and trust with stakeholders. Additionally, it was concluded that, according to the preparers' perception, Sustainability Reports do have impacts on various stakeholders, except for consumers. The preparers believe that some of the disclosure characteristics and information presented in the reports are not of interest to the end customer, necessitating communication through other platforms for that particular audience.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectInformação não financeirapor
dc.subjectRelatórios de sustentabilidadepor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectStakeholderspor
dc.subjectSustainabilitypor
dc.subjectSustainability reportspor
dc.subjectNon-financial informationpor
dc.titleComunicação de práticas sustentáveis – o caso Sonae MCpor
dc.title.alternativeCommunication of sustainable practices – the Sonae MC casepor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203532015por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade14 valorespor
sdum.uoeiEscola de Economia e Gestãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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Joana Catarina Pinho Moreira.pdfDissertação de mestrado1,25 MBAdobe PDFVer/Abrir

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